Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 11h16

Saiba mais sobre George W. Bush

Publicidade

da Folha Online

George Walker Bush, que toma posse hoje e oficializa o início de seu segundo mandato à frente da maior potência econômico-militar do planeta, é parecido com o pai, George Bush (1989-1993) fisicamente, mas tem a personalidade de sua mãe, Bárbara Bush. Nascido em 6 de julho de 1946, em New Haven, Connecticut, Bush é o filho mais velho do casal.

Bush cresceu em Midland, no Texas, e tem quatro irmãos: Jeb --que é governador do Estado da Flórida--, Neil, Marvin, e Dorothy. Outra irmã, Robin, morreu de leucemia em 1953, aos três anos de idade.

Como seu pai, Bush marcou presença na prestigiada Philips Andover Academy, em Massachusetts, antes de se matricular na Universidade de Yale. Formou-se em história em 1968, voltou ao Texas e entrou na Guarda Aérea Nacional do Texas, onde aprendeu a pilotar aviões de guerra. Chegou a ser tenente, mas, ao contrário de seu adversário na disputa última presidencial, John Kerry, não foi chamado para servir na Guerra do Vietnã. Especula-se que Bush teria usado de "artifícios" para não ser convocado.

Problemas

Dentro de sua biografia, pesa sobre ele acusações de ter usado drogas e bebido ao longo dos anos 70. Porém, quando questionado sobre essa fase, Bush responde apenas que foi um período "nômade" de sua vida. Sua mulher, Laura, teve grande influência em sua recuperação na "dependência da bebida".

Em 1972, entrou na também prestigiada Harvard Business School, obtendo seu MBA (Master in Business Administration) em 1975. Em 1977, Bush casou-se com Laura Welch, professora e bibliotecária. Quatro anos depois, em 1981, o casal teve as gêmeas Barbara e Jenna, que foram batizadas com os nomes das avós.

Logo após seu aniversário de 40 anos, em julho de 1986, Bush deu uma virada em sua vida pessoal e profissional. Ele abandonou a bebida e tornou-se mais religioso, convertendo-se para a fé metodista, a mesma de sua mulher.

Tornou-se também mais sério e profissional. A mudança coincidiu com a decisão de seu pai concorrer para as eleições presidenciais de 1988. Bush, então, mudou-se para Washington em 1987 para trabalhar na campanha Bush pai.

Investidor

Após a vitória de seu pai no pleito, em novembro de 1988, Bush retornou ao Texas, desta vez para Dallas, onde organizou um grupo de investidores e comprou o Texas Rangers, time de beisebol. Apesar de seu sucesso como empresário, Bush surpreendeu todo mundo, inclusive sua família, ao se eleger governador do Texas em 1994.

Em 1998, Bush tornou-se o primeiro governador do Estado a ser reeleito, ganhando com uma impressionante margem de 65% a 35% e conseguindo muitos votos dos eleitores negros e hispânicos.

Seu sucesso no Texas, especialmente com as minorias, levantou o interesse do Partido Republicano, que começou a ver Bush como uma alternativa para desafiar o candidato democrata, o então vice-presidente Al Gore, nas eleições presidenciais de 2000.

Em junho de 1999, Bush anunciou oficialmente sua intenção de concorrer para a Presidência dos EUA, usando o slogan de "conservador com compaixão". Sua campanha foi baseada em promessas de tornar o Partido Republicano mais inclusivo, além de enfatizar a educação --um dos esforços também realizados por sua mulher.

Cheney

Em julho de 2000, Bush anunciou sua escolha para vice de sua chapa: Richard B. Cheney, o político considerado discreto e experiente que comandou o Pentágono na Guerra do Golfo (1991), durante o governo de Bush pai.

Bush e Cheney derrotaram os democratas Al Gore e seu vice, Joseph Lieberman, em uma das eleições mais disputadas e polêmicas da história do país.

O impasse ocorreu na Flórida --Estado governado pelo irmão de Bush. Após discussões sobre a invalidação de votos e uma extensa recontagem, a Justiça atribuiu todos os votos da Flórida a Bush, e ele acabou vencendo no colégio eleitoral.

Em 20 de janeiro de 2001, Bush assume a Presidência como o 43º presidente dos EUA. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, os maiores da história americana, Bush declara guerra contra o terrorismo.

Em 2002, após um lapso de quatro anos, a ONU (Organização das Nações Unidas) reinicia sua inspeção sobre armas no Iraque, alertando "sérias conseqüências" se Saddam Hussein falhar em oferecer aos investigadores acesso irrestrito para as investigações.

Inicia-se então um longo debate sobre se o uso de força seria necessário caso o Iraque não cumprisse as prerrogativas. Em março de 2003, os EUA e o Reino Unido dão início à Guerra do Iraque sem o apoio do Conselho de Segurança da ONU.

Depois de quatro semanas, as forças da coalizão cercam e conseguem tomar Bagdá (capital). O Pentágono declara o fim da guerra e começa então um período de "ocupação", que permanece até hoje.

Em dezembro de 2003, as forças americanas capturam o ex-ditador Saddam Hussein escondido em um buraco no chão de uma casa fora de Tikrit, sua cidade natal.

Desde então, a administração Bush se envolveu em ao menos dois escândalos que poderiam prejudicar sua reputação: a falta de provas de que o Iraque realmente possuía armas de destruição em massa --justificativa usada para atacar o país-- e os abusos de prisioneiros iraquianos cometidos por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá. Fotos de militares dos EUA humilhando sexualmente e torturando iraquianos correram o mundo e causaram repulsa na comunidade internacional.

Idade: 58 anos

Estado civil: Casado com Laura Bush, professora e bibliotecária

Filhos: Duas filhas gêmeas, Bárbara e Jenna

Religião: metodista

Local de nascimento: New Haven, Connecticut. Passou a infância e a adolescência em Midland e Houston, no Estado do Texas

Formação: História pela Universidade de Yale, em 1968, e mestrado em Administração pela Universidade de Harvard, em 1975

Funções no setor privado: Entre 1975 e 1986, foi executivo e acionista de companhias do setor petrolífero. Depois de trabalhar na campanha presidencial do pai, em 1988, comprou o Texas Rangers, time de beisebol. Foi diretor executivo da equipe até 1994.

Funções no setor público: Eleito governador do Texas em 1994 e reeleito em 1998. Venceu as eleições presidenciais de 2000 e reelegeu-se presidente dos EUA em 2004.

Leia mais
  • Veja os principais fatos do governo de Bush

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  • Leia mais notícias no especial Eleição no Império
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página