Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 22h04

Construtora brasileira anuncia retirada de funcionários do Iraque

Publicidade

da Folha Online

A Construtora Norberto Odebrecht S.A. anunciou nesta quinta-feira a retirada de seus funcionários do Iraque depois do desaparecimento de um engenheiro brasileiro, que pode ter sido seqüestrado por rebeldes nas proximidades da cidade de Beiji, ao norte de Bagdá (capital).

O brasileiro, ainda não-identificado, passou a fazer parte da lista de 30 estrangeiros desaparecidos ou seqüestrados no Iraque, de acordo com a France Presse.

Ele estava em um comboio que sofreu uma emboscada de insurgentes iraquianos ontem. Na ação, dois funcionários da empresa de segurança britânica Janusian --um britânico e outro iraquiano-- foram mortos.

A Embaixada do Brasil em Amã (Jordânia) disse que ainda não tem informações sobre o seqüestro do funcionário da construtora, mas disse crer que ele foi capturado por criminosos e não por terroristas. O Brasil não tem embaixada no Iraque.

Em comunicado divulgado em um site árabe hoje, o grupo Exército de Ansar al Sunna, supostamente vinculado à rede terrorista Al Qaeda --de Osama bin Laden-- assumiu o ataque ao comboio, mas não fez nenhuma referência ao seqüestro do brasileiro.

O seqüestro de estrangeiros tem sido uma forma de grupos rebeldes pressionarem os países, que participam das forças de coalizão --lideradas pelos Estados Unidos--, para retirar suas tropas do país. Muitos dos seqüestros terminaram com a morte dos reféns, muitos deles por decapitação.

Leia mais
  • Nacionalidade não deve ajudar brasileiro, diz diplomata
  • Brasileiro pode ter sido seqüestrado por rebeldes no Iraque
  • Eleições no Iraque podem prejudicar situação de brasileiro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página