Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 21h02

Mais de 300 peregrinos morrem ao tentar fugir de incêndio na Índia

Publicidade

da Folha Online

Mais de 300 peregrinos hindus --na maioria mulheres e crianças-- morreram pisoteados e 200 ficaram feridos nesta terça-feira ao tentar fugir de um incêndio perto do templo de Mandhardevi Kaluba, na cadeia de montanhas de Mahadev, nas proximidades do distrito de Wai [cerca de 250 km ao sul de Bombaim], de acordo com a polícia.

Cerca de 300 mil pessoas participavam de uma festa religiosa na hora do acidente.

"Cerca 300 pessoas morreram e quatro ônibus lotados de feridos foram enviados para vários locais no distrito de Satara", disse o diretor-geral da polícia, V.N. Deshmukh, afirmando também que as informações ainda eram desencontradas e que o número de mortos ainda deverá aumentar.

Segundo o jornal "The Times of India", para piorar a saída dos sobreviventes, um outro incêndio, de maiores proporções, ocorreu fora do templo, seguido de explosões em uma loja de cilindros, atingindo outras 50 lojas.

Uma testemunha contou à agência de notícias France Presse que aparentemente o pisoteamento foi causado por um curto-circuito em um cabo de energia, que alguns acreditam ter caído sobre as pessoas da procissão.

"Ao que tudo indica um cabo elétrico caiu sobre algumas pessoas e outras ficaram grudadas a ele. O pânico tomou conta dos peregrinos, que começaram a correr, inclusive passando por cima de pessoas já caídas", disse Sanjay Mistry, gerente de loja e um dos peregrinos.

"Os devotos se amontoaram na estreita passagem principal do templo", contou Mistry.

Acidentes desse tipo não são raros em festividades religiosas hindus, que podem atrair milhares de fiéis. As autoridades freqüentemente são incapazes de lidar com a multidão.

Em agosto, ao menos 39 hindus foram mortos quando ocorreu um outro acidente desse tipo com peregrinos em Nasik, uma cidade de 175 quilômetros a nordeste de Bombaim.

No pior acidente já visto, cerca de 800 peregrinos morreram durante um festival hindu em 1954, na cidade de Allahabad.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Polícia italiana prende 46 em operação contra a máfia
  • Kosovo registra mais de 100 acidentes de trânsito em 24 horas
  • Sete morrem e 23 estão desaparecidos após naufrágio na Tailândia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios na Índia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página