Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2005 - 13h00

Cardeal pede a italianos que orem pelo papa

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Camillo Ruini, pediu nesta quarta-feira aos italianos que orem pela saúde do papa João Paulo 2º, internado às pressas nesta terça-feira.

"A diocese de Roma acompanha Sua Santidade com orações para que supere rapidamente a indisposição de que padece e possa retomar seu posto como pastor de Roma e do mundo", diz o comunicado.

Inúmeros representantes das comunidades católicas do mundo inteiro, assim como líderes judeus e muçulmanos pediram orações pela saúde do papa. Muitas mensagens também foram enviadas ao Vaticano.

Na manhã desta quarta-feira, o porta-voz do Vaticano Joaquin Navarro-Valls, disse não haver motivo para "alarme", e afirmou que João Paulo 2º ficará hospitalizado por vários dias.

Nesta manhã, sem levantar-se da cama, o papa participou da missa realizada no hospital Gemelli, em Roma. Segundo Navarro-Valls, o sumo pontífice ainda sofre com "um pouco de febre". Mas exames médicos realizados na noite desta terça-feira, após o papa ser internado em caráter de urgência, apontaram que o coração e os pulmões do papa não apresentam problemas.

Na manhã desta quarta-feira, o Vaticano divulgou um comunicado dizendo que o estado geral do papa é estável, e que ele estava usando uma máscara de oxigênio para facilitar sua respiração.

21.jun.2004/Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, afirmou que o João Paulo 2º não perdeu a consciência em nenhum momento.

João Paulo 2º foi levado ao hospital Gemelli na noite desta terça-feira, apresentando problemas respiratórios causados pela complicação de uma gripe. Ele chegou às 22h50 [19h50 de Brasília], e foi colocado em um quarto especial no 10º andar do hospital, na suíte papal.

Inflamação

As primeiras informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2º foram divulgadas pelo Vaticano. O comunicado afirmava que o papa sofria de uma laringo-traqueíte aguda [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de espasmos da laringe [fechamento desordenado da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões].

O sumo pontífice teve de cancelar audiências desta semana, em decorrência de uma gripe. No último domingo (30), durante sua audiência, o papa já estava rouco e realizou suas orações com dificuldade, da janela de seu gabinete na praça de São Pedro.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Com febre, João Paulo 2º fica sem previsão de alta
  • Papa passa bem, mas usa máscara de oxigênio
  • Saiba mais sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página