Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2005 - 10h00

Afeganistão encontra avião que caiu com 104 a bordo

Publicidade

da Folha Online

Equipes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da Isaf (sigla em inglês para Força Internacional de Assistência de Segurança) encontraram nesta sexta-feira os restos do Boeing 737 da empresa aérea afegã Kam Air, a 50 km de Cabul (capital). Até o momento não há informações sobre sobreviventes.

O avião da Kam Air --única empresa aérea privada do Afeganistão, que começou a operar em novembro de 2003-- havia sido dado como desaparecido nesta quinta-feira após perder contato com a torre de comunicação no momento em que se aproximava do aeroporto de Cabul.

O Boeing 737, que voava com 96 passageiros e oito tripulantes [dos quais seis são russos], saiu de Cabul para Herat [oeste do Afeganistão] por volta do meio-dia [o Afeganistão está seis horas e meia à frente do horário brasileiro] desta quinta-feira, onde aterrissou com normalidade. A viagem de Cabul a Herat dura cerca de uma hora.

Por volta das 16h (9h30 de ontem, no horário de Brasília), quando o avião estava a 70 km de Cabul, o piloto informou que havia perdido o rumo devido às más condições do tempo. Em seguida, o avião desapareceu dos radares e mais nenhum contato foi feito.

Outros acidentes

No mais recente acidente aéreo no Afeganistão, três militares dos Estados Unidos e três tripulantes civis morreram quando o avião em que viajavam se chocou contra uma montanha, em novembro.

Em setembro último, antes de aterrissar em Cabul, um avião Antonov-24 --operado pela Kam Air-- teve de fazer uma manobra brusca supostamente por problemas no motor e causou ferimentos em 27 pessoas.

No início de 1998, 51 pessoas morreram quando um outro avião Antonov chocou-se contra montanhas da cidade de Quetta, sudoeste do Paquistão, após evitar aterrissagem no Afeganistão devido ao mau tempo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Homem mata a facadas bebê de 11 meses no Japão
  • Avalanche e nevasca matam ao menos 21 na Ásia central

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de avião
  • Leia o que já foi publicado sobre o avião Boeing 737
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página