Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2005 - 15h58

Cardeal diz não haver motivo para preocupação com saúde do papa

Publicidade

da Folha Online

O cardeal secretário de Estado do Vaticano, monsenhor Angelo Sodano, afirmou neste sábado que não há motivo de preocupação com a saúde do papa João Paulo 2º, hospitalizado desde a última terça-feira (1).

"Estamos seguros de que ele superará essa enfermidade e poderá continuar conduzindo a barca de São Pedro durante muitos anos mais", acrescentou o número dois do Vaticano, pouco antes de celebrar a missa em uma pequena igreja romana. "Todos nós estamos muito serenos, mas sofremos por ele por causa dessa doença."

João Paulo 2º foi levado às pressas ao hospital Gemelli, em Roma, e colocado em um quarto especial no 10º andar.

As primeiras informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2º foram divulgadas pelo Vaticano no mesmo dia em que foi internado. O comunicado afirmava que o papa sofria de uma laringotraqueíte e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Benção

Neste domingo, João Paulo 2º irá dar a bênção do Angelus aos fiéis, às 12h (9h em Brasília), da cama no 10º andar do hospital Gemelli, em Roma, mas um auxiliar irá ler a celebração em seu lugar, segundo comunicado do Vaticano divulgado neste sábado.

O comunicado não esclarecia se a bênção do papa seria transmitida por rádio ou pela TV.

O Vaticano disse ainda que o cardeal norte-americano James Stafford irá celebrar, em lugar do papa, a missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro e que isso já estava programado antes da doença do papa.

João Paulo 2º passou bem a noite, segundo a rádio do Vaticano. Cerca de cem membros tanto da Igreja Católica como das Igrejas Ortodoxa e Luterana foram neste sábado à capela do hospital para rezar pela recuperação do papa.

"O papa está feliz com as orações. Ele está melhorando e está feliz. Esperamos que ele possa voltar logo às suas atividades normais", disse o bispo italiano Vincenzo Paglia.

Nesta sexta-feira, foi divulgado um boletim médico que dizia que João Paulo 2º "come regularmente" e que "os teste laboratoriais e instrumentais confirmam a estabilização da condição médica do papa". O próximo boletim de saúde do papa será divulgado na próxima segunda-feira (7).

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º
  • Saiba mais sobre a saúde do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º

    Sites relacionados
  • Veja vídeo da Reuters com notícias sobre o papa (somente para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página