Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2005 - 09h15

Papa aparece na janela do hospital e abençoa fiéis

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º apareceu neste domingo na janela de seu quarto, no décimo andar do hospital Gemelli, em Roma, e abençoou os fiéis, que o observaram também em telões instalados perto do hospital. O sumo pontífice acenou e conseguiu, com a voz quase inaudível, rezar apenas parcialmente o Angelus.

O papa fez ainda o sinal da cruz e foi logo em seguida afastado da janela.

Reuters
Papa João Paulo 2º fala a fiéis da janela de seu quarto no hospital Gemelli, em Roma
"Também deste hospital posso continuar a servir a igreja e a toda a humanidade", disse o pronunciamento do papa, lido pelo arcebispo argentino Leonardo Sandri.

"Possa a expressão de minha gratidão, por sua sincera afeição, alcançar todos vocês, caros irmãos e irmãs, e a todos aqueles em todas as partes do mundo que estão junto a mim", disse o pronunciamento papal.

O texto de João Paulo 2º também fez referência contra o aborto, pedindo às pessoas que "acreditem na vida pela qual as crianças ainda não-nascidas silencionamente imploram".

Internação

Na última terça-feira (1), João Paulo 2º foi levado às pressas ao hospital e colocado em um quarto especial no 10º andar.

As primeiras informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2º foram divulgadas pelo Vaticano no mesmo dia em que foi internado. O comunicado afirmava que o papa sofria de uma laringotraqueíte e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Sem preocupação

Neste sábado, o cardeal secretário de Estado do Vaticano, monsenhor Angelo Sodano, afirmou que não havia motivo de preocupação com a saúde do papa João Paulo 2º.

"Estamos seguros de que ele superará essa enfermidade e poderá continuar conduzindo a barca de São Pedro durante muitos anos mais", acrescentou o número dois do Vaticano, pouco antes de celebrar a missa em uma pequena igreja romana. "Todos nós estamos muito serenos, mas sofremos por ele por causa dessa doença."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º
  • Saiba mais sobre a saúde do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja imagens da primeira aparição do papa desde sua internação

    Sites relacionados
  • Veja vídeo da Reuters com notícias sobre o papa (somente para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página