Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 09h46

Papa João Paulo 2º deixa o hospital nesta quinta-feira

Publicidade

da Folha Online

Após ficar dez dias internado, o papa João Paulo 2º terá alta nesta quinta-feira, segundo comunicado oficial do Vaticano. O papa, 84, foi levado às pressas ao hospital Gemelli, em Roma, no dia 1º para trata-se de problemas respiratórios causados por uma forte gripe.

As primeiras informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2º foram divulgadas pelo Vaticano no mesmo dia em que foi internado. O comunicado afirmava que o papa sofria de uma laringotraqueíte e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. O papa sofre, ainda, do mal de Parkinson.

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse nesta quinta-feira que João Paulo 2º voltou a se alimentar normalmente e que o estado geral da saúde do sumo pontífice melhorou, fazendo com que os médicos decidissem pela alta.

"Nos últimos dois dias, todos os exames médicos feitos no papa excluíram qualquer outro tipo de problema. Nós podemos dizer que o Santo Padre voltará para o Vaticano hoje", disse "Navarro-Valls.

A mídia italiana havia informado, anteriormente, que João Paulo 2º só deixaria o hospital nesta sexta-feira ou sábado.

Nesta quarta-feira, pela primeira vez em 26 anos, o papa não pôde conduzir a missa de Quarta-Feira de Cinzas. Em substituição ao papa, o cardeal americano James Stafford presidiu os serviços, que marcam o início da Quaresma, no Vaticano.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º
  • Saiba mais sobre a saúde do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página