Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 16h03

Loja em Londres atrai 6.000 pessoas e promoção acaba em 30 min

Publicidade

da Folha Online

A inauguração de uma filial da cadeia de móveis sueca Ikea, em Edmonton, norte de Londres, acabou gerando tumulto entre as 6.000 pessoas que se debatiam na porta na tentativa de conhecer o local. Resultado: a loja que deveria ficar aberta por 24 horas fechou em 30 minutos, e cerca de 30 pessoas tiveram de receber atendimento médico.

De acordo com informações dos serviços de emergência, cinco pessoas tiveram de ser levadas para um hospital após o início da promoção --que começou à meia-noite. De acordo com o site da loja http://www.ikea.com, um minuto após a abertura das portas o tumulto já havia se formado.

Outros 22 consumidores passaram mal por causa de calor ou devido à "sensação de claustrofobia" gerada pela multidão que se amontoava e tiveram de ser atendidos por uma ambulância que estava no local.

Descontos

A confusão piorou quando o interior da loja ficou abarrotado de consumidores ávidos por comprar itens com altos descontos. A Ikea oferecia pechinchas como sofás de couro por 35 libras [R$ 169, aproximadamente] para clientes que chegassem ao local entre meia-noite e 3h. A intenção era que a promoção durasse 24 horas.

Jolene Cooper, uma consumidora que estava no local, contou à emissora de TV Sky News o que aconteceu. "Havia 500 pessoas atrás de mim, todas tentando entrar na loja por um espaço minúsculo", disse. "Os funcionários tentavam fechar as portas e não deixavam ninguém entrar, então a multidão atrás de mim começou a me empurrar. Fiquei muito assustada", acrescentou.

O gerente da rede Ikea no Reino Unido, John Olie, afirmou à rádio BBC que o número de pessoas que compareceram era muito maior que o esperado. "Estamos absolutamente chocados com o que aconteceu. Não tínhamos como prever o ocorrido e sentimos muito, muito mesmo", disse.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre lojas de Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre a loja de móveis Ikea
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página