Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2000 - 14h45

Eleitorado feminino norte-americano prefere Al Gore

Publicidade

da France Presse
em Washington

A dois meses da eleição presidencial nos Estados Unidos, o eleitorado feminino demonstra mais sedução pelo candidato democrata Al Gore que por seu adversário republicano George Bush.

As últimas pesquisas publicadas demonstram esta evolução, que representa uma mudança no curso da campanha e que poderia inclinar a balança a favor do vice-presidente Gore.

Segundo pesquisa "CNN"-"USA Today"-Gallup, 57% das mulheres preferem o aspirante democrata, contra 33% que se inclinam por Bush, atual governador do Texas.No entanto, 55% dos homens dizem que votariam em Bush contra 37% que preferem Gore.

Esta tendência é confirmada por outra pesquisa publicada na sexta-feira (8) pelo "The Washington Post e a rede de TV "ABC", que revela que 52% do eleitorado masculino votará em Bush contra 38% que votarão em Gore.

As mulheres aprovam os 17 temas da campanha do candidato democrata, com exceção da Defesa, enquanto que Bush recebe apoio para 11 propostas.

"Bush tem imagem de adolescente machista. Gore é mais percebido pelo eleitorado feminino como marido responsável e um bom pai de família. As mulheres se sentem mais atraídas por ele", explica Jamin Raskin, da American University de Washington.

Segundo ele, "as mulheres se preocupam por questões mais ligadas à educação, a propostas sobre as pessoas idosas e o Partido Democrata se posiciona claramente sobre esses interesses da família".

"Os Estados Unidos continuam sendo uma sociedade conservadora em termos de divisão entre homens e mulheres", prosseguiu o professor Raskin.

Ele lembrou que há décadas, o voto dos homens é motivado por temas de forte conteúdo "masculino": o Exército, as armas, os impostos, a política externa.

Já a professora Rita Simon, autora de um estudo sobre os movimentos feministas nos Estados Unidos, diz que, apesar do fato 70% das mulheres estarem no mercado de trabalho, elas ainda são as que têm mais responsabilidades no lar.

Simon estima que a personalidade e o passado dos dois candidatos não está na origem das diferenças nas intenções de voto entre homens e mulheres, porque ambos são casados, aparentemente felizes, e pais de família.

"Por outro lado, Gore escolheu com clarividência Joseph Lieberman como companheiro de chapa, e ele predica seu apego aos valores familiares", acrescentou.

Segundo Simon, a presença do senador de Connecticut ao lado do candidato democrata permite amortecer os efeitos do escândalo Lewinsky na opinião democrata.

Mas, segundo uma pesquisa realizada no final de junho por "The Wall Street Journal", o carisma é uma qualidade que as mulheres buscam no candidato à Casa Branca.

Bush atrai as mulheres do Texas, pois 65% das eleitoras contribuíram para sua reeleição como governador desse Estado em 1998, contra a candidata democrata Ann Richards.


Leia mais

sobre as eleições nos EUA

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página