Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2005 - 12h31

Vaticano confirma encontro do papa com presidente da Itália

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º visitará o presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, no dia 29 de abril. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Vaticano. O papa e o presidente italiano, ambos com 84 anos de idade, cultivam laços de amizade há vários anos.

Além da visita a Ciampi, o Vaticano também confirmou uma viagem de João Paulo 2º à Alemanha, de 16 a 21 de agosto, onde o sumo pontífice participará das Jornadas Mundiais da Juventude.

Também nesta sexta-feira, o papa João Paulo 2º condenou como um "gesto criminoso" o atentado de segunda-feira passada (14) no Líbano, que matou o ex-premiê libanês Rafik al Hariri e mais 14 pessoas.

Em telegrama envidado pelo cardeal Angelo Sodano ao patriarca maronita da Antióquia, cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, o papa lamenta "o terrível atentado" e "implora a Deus que seja misericordioso com o Oriente Médio, que aspira uma paz justa e duradoura".

Recuperação

No último dia 10, João Paulo 2º teve alta do hospital Gemelli, em Roma, após ficar dez dias internado para se tratar de uma laringotraqueíte e de crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. O papa sofre, ainda, do mal de Parkinson.

Devido à internação, pela primeira vez em 26 anos, este ano o papa não pôde conduzir a missa de Quarta-Feira de Cinzas. Em substituição ao papa, o cardeal americano James Stafford presidiu os serviços, que marcam o início da Quaresma, no Vaticano.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2°
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página