Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 07h40

Papa passa noite tranqüila e já respira sem aparelhos

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º passou uma noite "serena e tranqüila" depois de ser submetido a uma traqueostomia para desobstruir as vias respiratórias, de acordo com Gianni Letta, assessor do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. O sumo pontífice também já respira sem a ajuda de aparelhos, de acordo com a agência de notícias italiana Ansa.

"Os médicos estão muito satisfeitos com a forma como o papa resistiu à cirurgia e com as primeiras horas do pós-operatório", disse.

O primeiro boletim médico sobre as condições de saúde de João Paulo 2º deve ser divulgado nesta sexta-feira.

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse que a traqueostomia, geralmente realizada sob anestesia geral, foi concluída "de forma positiva" e durou 30 minutos.

21.jun.2004/Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
João Paulo 2º, que voltou a ser internado nesta quinta-feira, após sofrer uma recaída de seus problemas respiratórios, passou a noite em um quarto especialmente preparado para ele no hospital Gemelli, em Roma.

A intervenção cirúrgica a que o papa se submeteu, a traqueostomia, pode causar sérios problemas para o sumo pontífice continuar a exercer suas tarefas. A operação o impedirá de falar por um certo tempo e provavelmente irá requerer um longo período de internação.

A anestesia também é arriscada para uma pessoa da idade do papa, o que se agrava com o quadro de mal de Parkinson.

Visita

O vice-secretário de governo italiano visitou o papa nesta quinta-feira depois do final da cirurgia. Letta afirmou a repórteres que João Paulo 2º aparentava estar bem.

Segundo o vice-secretário, após a operação o papa levantou a mão, na tentativa de conversar com os médicos, mas foi aconselhado a não falar. "Eu entrei no hospital muito triste e preocupado e saio satisfeito", afirmou.

Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desejou rápido restabelecimento ao papa João Paulo 2º.

"O papa está em nossos pensamentos e em nossas orações e desejamos a ele uma pronta recuperação e o retorno ao serviço de sua igreja e de toda a humanidade", afirmou Bush, a bordo do avião presidencial Air Force One, depois de seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Bratislava na Eslováquia.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também manifestou sua esperança pela recuperação de João Paulo 2º.

Em comunicado oficial, Lula afirmou que "em seu nome e em nome de todos os brasileiros, desejava os mais sinceros votos pela pronta recuperação do estado de saúde do papa".

Esta é a segunda vez neste mês que o papa sofre uma internação. No dia 1º, ele foi internado às pressas com uma crise respiratória causada por uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia], e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Boletim médico sobre saúde do papa será divulgado nesta sexta-feira
  • Vaticano diz que cirurgia do papa foi bem-sucedida
  • Fiéis rezam por saúde do papa em basílica do México
  • Entenda o que é traqueostomia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página