Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2005 - 13h47

Papa é substituído em bênção dominical; boletim médico sai segunda

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, internado no hospital Gemelli, em Roma, assistirá à bênção de Angelus deste domingo, mas não irá fazer nenhuma aparição em público, segundo informações divulgadas neste sábado pelo Vaticano. Essa é a primeira vez que o papa não vai participar da bênção. Um novo boletim médico deverá ser divulgado apenas nesta segunda-feira.

"Será [o vice-secretário de Estado do Vaticano, Leonardo] Sandri quem pronunciará a oração mariana e fará, em nome do papa, a bênção apostólica aos fiéis presentes na praça de São Pedro", afirmou o porta-voz Joaquin Navarro-Valls.

21.jun.2004/Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
Até mesmo em 17 de maio de 1981, quatro dias após João Paulo 2º ter passado por uma tentativa de assassinato que quase pôs fim à sua vida, ele deu a bênção da cama do hospital, via rádio.

Comunicados

Para dar conta da falta de informações médicas, o Vaticano tem divulgado comunicados sobre o estado de João Paulo 2º, relatando seu bom humor e lucidez.

"O que eles fizeram?" foi a primeira pergunta rabiscada pelo papa, em uma folha de papel nesta sexta-feira, segundo colaboradores que o acompanham durante sua estadia no hospital.

O papa foi levado novamente ao hospital nesta quinta-feira, onde foi submetido a uma traqueostomia. De acordo com o boletim médico, a intervenção foi uma decisão eletiva, ou seja, sem caráter de urgência, feita para facilitar a respiração do papa.

Os médicos aconselharam-no a não falar durante vários dias (a traqueostomia o impede de falar). Segundo informações divulgadas por Navarro-Valls nesta sexta-feira, o sumo pontífice está consciente, respira sem aparelhos e come normalmente.

O hospital só divulgará um novo relatório médico sobre a saúde do papa nesta segunda-feira.

Segundo a agência de notícias France Presse, o papa passou uma madrugada tranqüila. As luzes da suíte papal --preparada especialmente para João Paulo 2º-- permaneceram acesas durante toda a noite.

Preocupação

Especialistas afirmaram que os problemas respiratórios são especialmente perigosos para aqueles que sofrem do mal de Parkinson, como o papa.

"O mal de Parkinson não só expõe, mas predispõe às infecções das vias respiratórias superiores: a gripe é a principal causa de morte desses doentes", afirmou nesta sexta-feira o médico Bruno Bergamasco, diretor do Departamento de Neurologia da Universidade de Turim.

Esta é a segunda vez neste mês que o papa sofre uma internação. No dia 1º, ele foi internado às pressas com uma crise respiratória causada por uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia], e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda o que é traqueostomia
  • Leia íntegra do primeiro boletim médico sobre o papa
  • Vaticano diz que cirurgia do papa foi bem-sucedida
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página