Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2005 - 12h42

Papa João Paulo 2º não vai renunciar, afirma cardeal espanhol

Publicidade

da France Presse, em Roma
da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, não vai renunciar a seu cargo "porque não é o presidente de uma multinacional como a Coca-Cola ou a General Motors", afirmou neste domingo o cardeal espanhol Julian Herranz, especialista em assuntos jurídicos do Vaticano.

"As pessoas se perguntam o porquê de o papa não renunciar como fazem os dirigentes de grandes companhias (...) elas ignoram que existem duas missões no seio da Igreja: a canônica e a divina", afirmou Herranz, em uma entrevista ao jornal italiano "La Stampa".

"A missão canônica é um ato jurídico através do qual se confere uma obrigação ou um governo. A missão dos bispos é tipicamente canônica. Um bispo assume a direção de uma diocese, pois o papa assim o quis", explicou.

Segundo Herraz, a situação do papa é diferente, porque "o poder soberano do pontífice deriva de Cristo e sua missão como seu representante é divina". O sumo pontífice, segundo ele, não "deve responder a nenhum ser humano."

Saúde

Jean-Paul Pelissier/Reuters
O papa aparece na janela e mostra local da cirurgia
As condições de saúde do papa, hospitalizado duas vezes em menos de um mês, reativaram o debate sobre a possibilidade de que renuncie ao cargo. João Paulo 2º sempre rejeitou a idéia da renúncia e confirmou inúmeras vezes que permanecerá à frente da Igreja Católica.

Neste domingo, contrariando um comunicado do Vaticano, o papa apareceu por dois minutos na janela do hospital Gemelli, onde está internado desde a última quinta-feira por conta de complicações respiratórias.

Parecendo muito abatido, abençoou as pessoas que estavam na frente do prédio do hospital, e apontou o local em sua garganta onde foi realizada uma traqueostomia.

Logo depois, a missa dominical foi presidida pelo vice-secretário de Estado do Vaticano, Leonardo Sandri, que leu uma mensagem escrita por João Paulo 2º, em que ele pedia para que os fiéis continuassem a orar por ele.

João Paulo 2º foi internado pela primeira neste mês devido a uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia], e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. Ele também sofre de mal de Parkinson.

Não há informações sobre as condições atuais de saúde do papa e um novo boletim médico será divulgado nesta segunda-feira.

Leia mais
  • Entenda o que é traqueostomia
  • Leia íntegra do primeiro boletim médico sobre o papa
  • Vaticano diz que cirurgia do papa foi bem-sucedida
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página