Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2005 - 08h44

Papa se recupera e já faz exercícios para a respiração

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, se recupera "sem complicações" e já faz exercícios para respiração e terapia para a voz, segundo informações do mais recente boletim médico divulgado nesta segunda-feira pelo hospital Gemelli, em Roma, onde o sumo pontífice está internado.

Jean-Paul Pelissier/Reuters
O papa aparece na janela e mostra local da cirurgia
Ainda de acordo com o boletim, o papa se alimenta regularmente e passa parte do tempo sentado em uma poltrona. Não há informações sobre o período em que João Paulo 2º ainda ficará internado.

O papa voltou a ser internado nesta quinta-feira, quando foi submetido a uma traqueostomia. De acordo com o primeiro boletim médico, a intervenção foi uma decisão eletiva, ou seja, sem caráter de urgência, feita para facilitar a respiração do papa.

Segundo o Vaticano, o próximo boletim médico sobre a saúde de João Paulo 2º será divulgado nesta quinta-feira.

Bênção

O papa surpreendeu neste domingo, fazendo uma rápida aparição na janela do hospital desde a sua internação. Ele fez o sinal de bênção três vezes e, depois, levou o dedo na garganta, apontando o lugar onde sofreu a traqueostomia. Parecendo muito abatido, o papa também acenou duas vezes aos fiéis.

Neste sábado, o Vaticano havia anunciado em um comunicado oficial que o papa não iria fazer nenhuma aparição neste domingo, devido ao seu estado de saúde.

Esta é a segunda vez neste mês que o papa sofre uma internação. No dia 1º, ele foi internado às pressas com uma crise respiratória causada por uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia], e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. Ele também sofre de mal de Parkinson.

Leia mais
  • Entenda o que é traqueostomia
  • Leia íntegra do segundo boletim médico sobre o papa
  • Vaticano diz que cirurgia do papa foi bem-sucedida
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página