Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2005 - 10h14

Estação central de trens de Nova York era alvo de autores do 11/3

Publicidade

da France Presse, em Madri

Os autores dos atentados de 11 de março de 2004 em Madri (Espanha) tinham um mapa da estação central de trens de Nova York com "anotações precisas" sobre um ataque, afirma nesta quarta-feira o jornal espanhol "El Mundo" , citando fontes ligadas às investigações.

Duas semanas depois dos atentados contra quatro trens suburbanos em Madri, que deixaram 191 mortos e 1.900 feridos, a polícia encontrou em um apartamento do bairro madrileno de San Blas, onde vivia Mouhannad Almallah Dabas, 41, [de origem síria], um disquete de computador que continha um arquivo com o mapa da estação ferroviária de Nova York , feito a mão, segundo o jornal.

O disquete estava entre uma série de objetos apreendidos pela polícia durante as operações efetuadas entre 24 e 26 de março do ano passado. Porém, devido aos muitos dados extremamente técnicos contidos no disquete, os investigadores espanhóis só conseguiram decifrar todas as informações em dezembro. Eles passaram as informações ao FBI [polícia federal dos EUA] e à CIA [inteligência dos EUA].

Mouhannad Almallah, preso no dia 24 de março de 2004 na Espanha, foi colocado em liberdade provisória mais tarde pelo juiz Juan del Olmo, que coordena o caso.

O apartamento em que Mouhannad mora pertence a seu irmão Moutaz Almallah, foragido desde janeiro de 2002 e considerado um dos líderes da rede terrorista Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden, segundo o "El Mundo".

Os investigadores não sabem quem produziu a documentação encontrada no apartamento e a quem pertencia, mas a transmitiu às autoridades americanas, levando em consideração que a Espanha serviu de base de preparação para os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os atentados de 11 de março de 2004 na Espanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página