Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2005 - 11h14

Papa dará bênção da janela do hospital neste domingo

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º dará a bênção neste domingo, a exemplo do que fez na semana passada, quando surpreendentemente apareceu na janela de seu quarto no hospital Gemelli, em Roma, dois dias após ter se submetido a uma traqueostomia [intervenção cirúrgica para facilitara respiração] e abençoou os fiéis.

27.fev.2005/Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
"O papa dará a bênção com as mãos, não com a voz", disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls. João Paulo 2º faz exercícios de fala e respiração, prejudicadas devido à traqueostomia realizada na quinta-feira passada (24), quando voltou a ser internado após ter uma recaída dos sintomas de sua gripe.

O estado do papa, de 84 anos, agravou-se no início do mês passado, quando foi levado às pressas ao hospital Gemelli no dia 1º de fevereiro, onde ficou dez dias internado para se tratar de uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e de crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. O papa sofre também do mal de Parkinson.

No hospital, o sumo pontífice continua progredindo em sua recuperação, reza diariamente em uma capela especialmente anexada a seu quarto, no décimo andar do hospital, e se ocupa dos problemas da Igreja. Segundo o Vaticano, é possível que ele receba alta até a Páscoa, que será comemorada em três semanas.

Boletim

De acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira, o papa continua melhorando, tem se alimentado normalmente e passa muitas horas do dia sentado em uma poltrona. Ele também disse que o corte feito na garganta do papa para a realização da traqueostomia tem boa cicatrização.

O próximo boletim médico sobre a saúde de João Paulo 2º só dever ser divulgado na próxima segunda-feira (7).

Segundo o porta-voz do Vaticano, os médicos prolongam a permanência do Santo Padre no hospital para que ele tenha uma melhor recuperação. O Vaticano sofreu críticas por ter permitido que o papa deixasse o hospital cedo demais, quando ficou internado no início de fevereiro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia íntegra do boletim médico sobre o papa
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página