Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2005 - 15h49

Polícia reprime com violência manifestação de mulheres na Turquia

Publicidade

da France Presse

A polícia agrediu manifestantes e prendeu 63 pessoas durante um protesto realizado neste domingo em Istambul (Turquia), feito pelo Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março).

O tumulto teve início quando a polícia tentou dispersar cerca de 150 manifestantes reunidos diante da sede da prefeitura na parte européia de Istambul, afirmando que o protesto não tinha autorização, disse a agência Anatólia.

Segundo imagens difundidas pela rede de televisão NTV, a polícia de choque usou cassetetes e gás lacrimogênio para dispersar a manifestação, e arrastou diversas pessoas para um ônibus em que eram mantidos presos.

Os agentes também agiram com extrema violência para dispersar uma segunda manifestação, que reuniu cerca de 250 pessoas no distrito de Beyazit, igualmente na parte européia de Istambul.

Os policiais utilizaram gás e distribuiram golpes de cassetete. Os manifestantes fugiram pelas ruas do bairro, sendo agredidos por chutes e socos.

As mulheres turcas só conquistaram o direito de votar em 1934, durante o regime de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da Turquia moderna.

Nas grandes cidades, muitas mulheres são emancipadas, mas a maioria da população feminina na Turquia permanece submissa à tradição patriarcal.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre violência contra mulheres na Turquia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página