Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 10h13

Papa deixará o hospital até a Páscoa, diz Vaticano

Publicidade

da Folha Online

O boletim médico divulgado nesta quinta-feira sobre a saúde do papa João Paulo 2º, 84, internado há 15 dias, diz que ele foi orientado a ficar internado por mais tempo, mas o sumo pontífice voltará ao Vaticano para a Semana Santa --que começa em dez dias--, segundo o porta-voz Joaquin Navarro-Valls.

21.jun.2004/Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
João Paulo 2º está internado no hospital Gemelli, na capital italiana, desde o último dia 24, quando foi submetido a uma traqueostomia [intervenção cirúrgica para facilitar a respiração].

O estado de João Paulo 2º se agravou no início do mês passado, quando foi levado às pressas ao mesmo hospital no dia 1º de fevereiro.

Após ficar dez dias internado para se tratar de uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e de crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração], o papa, que sofre também do mal de Parkinson, recebeu alta, mas acabou sofrendo uma recaída e voltou a ser internado.

De acordo com o boletim divulgado por Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano, embora o papa esteja ansioso para retornar à Santa Sé, ele seguirá as orientações médicas, que o aconselharam a permanecer hospitalizado por mais alguns dias para que sejam alcançados melhores resultados no seu restabelecimento.

O porta-voz disse que a extensão da permanência do papa não sinaliza problemas de saúde, e lembrou que o último boletim médico do papa dizia que a saúde do sumo pontífice "melhorava progressivamente".

Fala

De acordo com Navarro-Valls, o papa está falando e deve aparecer na janela do hospital mais uma vez neste domingo (13). Apesar disso, o porta-voz disse não saber se até lá a voz do sumo pontífice estará "firme" o suficiente para que ele abençoe os fiéis com palavras.

O Vaticano não informou a data da alta do papa, tampouco foi dito se a cânula instalada em sua traquéia, para facilitar a respiração, será removida ou não. Um novo boletim médico sobre a saúde de João Paulo 2º foi anunciado para a próxima segunda-feira, o que sugere que o Santo Padre não deve deixar o hospital até lá.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos [no próximo dia 20] e termina com o Domingo de Páscoa (27), quando o papa planeja dar a tradicional bênção, que deve ser seu único compromisso durante a Semana Santa.

Enquanto o Vaticano divulga cuidadosamente informações sobre a saúde do papa, o prefeito de Roma, Walter Veltroni, anunciou que a cidade planeja fazer uma queima de fogos de artifício no dia 18 de maio, quando João Paulo 2º completa 85 anos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º
  • Leia íntegra do boletim médico sobre o papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página