Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2005 - 22h49

Mulher se mata para doar córneas aos filhos na Índia

Publicidade

da France Presse, em Madras

Uma mulher de 36 anos se matou neste domingo em sua casa para doar suas córneas a seus dois filhos na Índia. Os filhos eram praticamente cegos. O incidente aconteceu em Madras, no sul do país.

Os médicos do hospital Sankar Nethralaya duvidam que o transplante seja bem-sucedido devido aos problemas legais relacionados às circunstâncias da morte da mãe, que poderiam impedir a extração das córneas em um espaço rápido de tempo. A mulher se enforcou.

"Há muitos anos nos inscrevemos no hospital de Sankara Nethralaya, em Madras, como doadores de olhos sob a condição de que após a nossa morte as córneas fossem transplantadas em nossos filhos", disse P. Shankar, marido da indiana S.Thamizhchelvi.

Ele acrescentou que sua esposa não deixara uma nota de despedida. "Isso permite ao nosso filho de 17 anos, Kumaran, e ao de 15, Mohan Kumar, enxergar pelo menos por um dos olhos", continuou.

"Mas, nunca poderia imaginar que ela se mataria para dar à visão aos nossos meninos", acrescentou Shankar.

Segundo conhecidos da família, os meninos eram bons estudantes, mas a mãe ficava constantemente deprimida com as suas dificuldades de realizar as tarefas cotidianas.

"Agora tudo vai ficar ainda mais obscuro... mas, não vamos nos desesperar e nos esforçaremos ainda mais para cumprir o desejo de nossa mãe e seremos bons alunos", destacou Kumaran.

A polícia suspeita que o suicídio seja inspirado na filosofia das telenovelas indianas que promovem o sacrifício como meio de salvar o próximo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Índia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página