Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2005 - 17h10

ONU considera "perigosa" a situação após terremoto na Ásia

Publicidade

da Folha Online

A ONU (Organização das Nações Unidas) destacou nesta segunda-feira que o forte terremoto registrado hoje no litoral da Indonésia ocorreu em águas pouco profundas, o que constituiria uma situação perigosa, em meio aos temores de outra tragédia na Ásia, como a de dezembro passado, que matou mais de 280 mil pessoas.

Em declaração da Coordenação de Assuntos Humanitário (Ocha, siglas em inglês), a ONU disse que funcionários da entidade estão conversando com o governo indonésio para determinar que tipo de medidas serão adotadas.

"O que sabemos agora é que o terremoto ocorreu em águas pouco profundas, ou seja, uma situação perigosa", disse a Ocha.

"O perigo de o terremoto ter ocorrido em águas pouco profundas se deve à facilidade de que sejam gerados tsunamis [ondas gigantes], como ocorreu há pouco mais de três meses", afirma o professor Jesus Berrocal, do Departamento de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Segundo informações, o terremoto ocorreu em uma região de águas pouco profundas, onde o assoalho oceânico teria menos de 1 km de profundidade.
Entretanto o foco do sismo ocorreu a uma profundidade de 30 km, dentro da crosta terrestre, segundo dados do Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página