Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2005 - 08h11

Mais de 700 réplicas atingem ilha indonésia após tremor

Publicidade

da France Presse, em Nias
da Folha Online

Mais de 700 réplicas do terremoto de 8,7 graus na escala Richter, ocorrido nesta segunda-feira na ilha de Nias (nordeste da Indonésia), atingiram a região nos últimos dias, segundo especialistas do Instituto Sismológico de Medan, na ilha de Sumatra.

Réplica é o nome dado para tremores secundários [geralmente de intensidade menor] que acontecem depois de um terremoto. Durante o choque das placas tectônicas existe uma liberação de energia. Quando não eliminada de forma completa durante o tremor [ou seja, de uma só vez], essa energia passa a ser liberada de forma seqüencial gerando outros tremores, as chamadas réplicas.

"A magnitude varia, mas geralmente os tremores estão entre 4,1 e 5,5 graus" afirmou Burhas Simanjuntak, do instituto. O observatório de Hong Kong chegou a registrar terremotos de 6,5 graus.

Nesta quinta-feira, a ONU (Organização das Nações Unidas) subiu o número de mortos de 518 para 624. Esse número ainda poderá aumentar, já que as equipes de resgate ainda não atingiram as regiões mais remotas.

Um total de 600 pessoas morreram na ilha de Nias, a mais atingida, disse Imogen Wall, porta-voz do Programa da ONU para o Desenvolvimento. Segundo ele, outras 15 pessoas morreram na ilha de Simeulue. Nove foram encontradas mortas em Sumatra.

Quase três dias após o tremor, várias pessoas foram retiradas com vida dos escombros de suas casas.

As primeiras informações do governo indonésio davam conta de que ao menos 2.000 pessoas morreram no terremoto. Depois, o governo baixou suas estimativas para cerca de mil.

A ONU estima que cerca de 200 mil residentes de Nias vão necessitar de auxílio por cerca de dois meses. O governo indonésio, por sua vez, afirma que há 700 mil pessoas na ilha que vão precisar de ajuda internacional.

A Indonésia ainda se recupera do maremoto --causado por um terremoto de 9 graus na escala Richter-- ocorrido em 26 de dezembro. Estima-se que ao menos 220 mil pessoas morreram no país. Várias regiões, como a cidade de Banda Aceh (capital da Província de Aceh) foram completamente destruídas pelas ondas gigantes.

O maremoto atingiu vários países do sudeste da Ásia e também da costa leste da África. Em toda a região, cerca de 280 mil pessoas são consideradas mortas: 174 mil já foram encontradas, enquanto que 106 mil continuam desaparecidas.

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página