Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2005 - 20h58

Papa se aproxima da morte, diz episcopado mexicano

Publicidade

da France Presse, no México

"O papa João Paulo 2º está perto do final de sua vida", disse nesta quinta-feira a Conferência dos Bispos do México por meio de um comunicado emitido após a divulgação do agravamento da saúde do sumo pontífice.

"O papa viajante está a ponto de empreender a viagem mais importante de seu pontificado,.a viagem até a casa de Deus", informa o documento.

O texto da Conferência dos Bispos do México se solidariza com o sofrimento do santo pontífice e diz que intensificará suas orações pelo líder da Igreja Católica.

Nesta quinta-feira, João Paulo 2º teria recebido a extrema-unção, ou unção dos enfermos, que é o sacramento da Igreja Católica em que doentes em perigo de morrer são ungidos com óleo, e visa preparar sua alma para o momento da morte.

O Vaticano não confirmou a informação, mas fontes da igreja disseram que era provável que o pontífice tivesse recebido o sacramento, dado o precário estado de sua saúde.

O sacramento, que envolve a fricção de óleos especiais no enfermo, já foi chamado de "extrema unção" ou "últimos ritos". Agora é conhecida como "unção dos enfermos".

A última vez que o papa recebeu esse sacramento foi em 13 de maio de 1981, o dia em que ele foi baleado e quase morto em uma tentativa de assassinato na praça São Pedro.

A agência de notícias AGI citou um cardeal não-identificado dizendo que o papa havia recebido o sacramento mais cedo no dia e que ele estava em um estado "muito grave".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página