Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2005 - 22h51

Cardeais e arcebispo tomam conta do Vaticano com papa doente

Publicidade

da Folha Online

Com o agravamento do estado de saúde do papa João Paulo 2º, quatro cardeais e um arcebispo estão efetivamente cuidando dos assuntos do Vaticano.

Os quatro cardeais são considerados candidatos ao papado.

No dia-a-dia, João Paulo deve aprovar todas as maiores decisões --mesmo que seja apenas balançando a cabeça ou rabiscando seu nome em um documento.

Os cinco maiores ajudantes são:

Cardeal Angelo Sodano (Italiano, 77): Secretário de Estado (primeiro-ministro) e número dois na hierarquia da igreja. Ex-diplomata do Vaticano, ele causou "frisson" ao mencionar publicamente que o sumo pontífice poderia renunciar.

Cardeal Joseph Ratzinger (alemão, 77): Chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, tem o apoio de conservadores e recebe restrição de liberais que criticam sua ortodoxia.

Cardeal Giovanni Battista Re (italiano, 71) - Como prefeito da Congregação para Bispos, ele elabora a lista de novos bispos para a aprovação do papa. Ele é considerado um "ás" no quesito administração, mas tem pouca experiência pastoral.

Cardeal Camillo Ruini (italiano, 74): Vigário-geral da diocese de Roma e presidente da Conferência Episcopal Italiana. Seus dois postos fazem dele o mais poderoso cardeal na Itália e uma figura chave ao exercer a influência na política italiana.

Arcebispo Stanislaw Dziwisz (polonês, 65): Como secretário particular do papa, ele controla todos os acessos ao sumo pontífice e cresceu em influência com a condição de saúde de João Paulo 2º deteriorada. Leal e discreto, ele não é considerado um possível sucessor.

Com Reuters

Leia mais
  • Fiéis seguem para praça São Pedro
  • Saiba como é feita a alimentação por tubo do papa
  • Leia a íntegra do comunicado sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Papa tem febre alta por infecção urinária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a doença do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página