Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 07h18

Turco que tentou matar o papa reza por sua saúde

Publicidade

da Folha Online

O turco Mehmet Ali Agca, 47, que tentou assassinar o papa João Paulo 2º em 1981, reza pela saúde do sumo pontífice em sua prisão em Istambul (Turquia), informou seu advogado.

"Meu cliente está muito triste. Pensa em seu irmão, o papa, e reza por ele", disse Mustafah Demirbag, que visitou Agca nesta quinta-feira.

"Agca estava triste com as notícias sobre o agravamento do estado de saúde do sumo pontífice, ao qual desejou uma rápida recuperação", acrescentou.

Agca tinha 23 quando atirou contra o papa, por motivos até hoje desconhecidos, no momento em que João Paulo 2º atravessava a praça São Pedro, no Vaticano, em um veículo descoberto no dia 13 de maio de 1981, ferindo o pontífice gravemente no abdômen.

Na manhã desta sexta-feira, a imprensa italiana começou a divulgar que o papa está em coma. O Vaticano ainda não confirmou oficialmente a notícia.

Segundo as agências de notícias Reuters e Associated Press, um oficial do Vaticano não-identificado teria negado que o papa está em coma. Um novo comunicado deve sair às 12h30 (7h30 em Brasília).

Por volta de 7h (2h de Brasília), o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, informou que o papa havia sofrido um colapso cardiovascular causado por uma infecção generalizada, decorrente da infecção urinária.

"Esta manhã, a condição do Santo Padre é muito grave", diz o comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira.

O comunicado dizia ainda que o papa estava "lúcido, consciente e tranqüilo", e tinha pedido para ser mantido em seu quarto.

Horas antes, o Vaticano tinha divulgado que o estado de saúde de João Paulo 2º havia se estabilizado após ele ter sido medicado.

A saúde de João Paulo 2º, 84, teve uma piora acentuada nesta quinta-feira por causa de uma infecção urinária que causou febre alta no pontífice.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Piora da saúde do papa causa comoção na Polônia
  • CNBB vê João Paulo 2º no "limite" e evita falar em sucessor
  • Leia a íntegra do comunicado sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Erramos: "Turco que tentou matar o papa reza por sua saúde"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a doença do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página