Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 07h43

Papa está lúcido e consciente, mas seu estado é grave

Publicidade

da Folha Online

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, afirmou nesta sexta-feira que o papa João Paulo 2º, 84, está "lúcido, consciente e sereno", segue com "dificuldade para respirar e que sua pressão sangüínea é instável", acrescentando que o sumo pontífice continua em "uma condição muito séria [de saúde]".

As informações divulgadas nesta sexta-feira fazem parte do mais recente boletim oficial a respeito da saúde do sumo pontífice.

Ao ler o comunicado sobre as condições do papa, Navarro-Valls chegou a chorar e afirmou que essa é "uma imagem que ele nunca havia visto em 26 anos" [referindo-se ao período do pontificado de João Paulo 2º].

Nas primeiras horas desta sexta-feira, o papa sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma infecção generalizada, que evoluiu a partir de um quadro de infecção urinária. A saúde de João Paulo 2º teve uma piora acentuada nesta quinta-feira, quando foi detectada uma infecção urinária, que gerou febre alta no sumo pontífice.

Apesar da "condição grave" de saúde, Navarro-Valls informou que o papa participou de uma missa nesta manhã e que recebeu alguns colaboradores próximos. Quando "informado sobre a gravidade de sua situação", o papa decidiu permanecer em seu quarto no Vaticano.

Uma equipe de cinco médicos e enfermeiros faz o acompanhamento de saúde do sumo pontífice.

O comunicado divulgado pelo Vaticano nega os rumores de que o papa estaria em coma, como foi publicado por vários jornais italianos nesta sexta-feira.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página