Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 08h21

Leia íntegra do comunicado do Vaticano sobre a saúde do papa

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, teve sua condição de saúde agravada nesta quinta-feira, após sofrer uma infecção urinária, que evoluiu para uma infecção generalizada, provocando uma parada cardíaca.

Leia o comunicado do Vaticano divulgado na manhã desta sexta-feira sobre o estado de saúde do sumo pontífice:

"Nesta manhã, a condição do Santo Padre é muito grave.

Nesta quinta-feira à tarde, como já foi anunciado, seguido de uma infecção urinária, o papa sofreu um choque séptico e um colapso cardiovascular.

O Santo Padre foi imediatamente atendido pela equipe médica em seu apartamento.

Todas as provisões terapêuticas apropriadas e assistência cardio-respiratória foram dadas [ao papa]. O desejo do Santo Padre em permanecer em seus aposentos no Vaticano será respeitado. Seu quarto está equipado com um conjunto de equipamentos médicos completo e eficiente.

Na tarde de ontem, houve uma estabilização temporária do quadro clínico, mas nas horas seguintes, [o estado de saúde do papa] desenvolveu-se negativamente.

A condição do Santo Padre está sendo monitorada atentamente.

O Santo Padre está consciente, lúcido e tranqüilo. Às 19h17 desta quinta-feira [14h17 de ontem no horário de Brasília] ele recebeu a unção dos enfermos. Às 6h desta sexta-feira [1h de Brasília], o Santo Padre participou da missa.

O cardeal secretário de Estado e colaboradores próximos do Santo Padre estão junto a ele em oração, e seguindo a condição clínica de Sua Santidade.

Pela manhã, ele recebeu vários de seus colaboradores: o arcebispo Leonardo Sandri, o cardeal Camillo Ruini, o cardeal Edmund Szoka, o cardeal Joseph Ratzinger, o arcebispo Giovanni Lajolo e o arcebispo Paolo Sardi.

Ele pediu para que algumas passagens das Sagradas Escrituras fossem lidas a ele, que seguiu atentamente a leitura.

O papa está sendo atendido por seu médico pessoal, Renato Buzzonetti, e mais dois especialistas, um cardiologista e um otorrinolaringologista, assim como dois enfermeiros."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º
  • Papa está lúcido e consciente, mas seu estado é grave

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página