Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 18h35

Judeus na Polônia rezam por papa em agradecimento por reconciliação

Publicidade

da Folha Online

Membros da comunidade judaica da cidade de Varsóvia (capital da Polônia) se reuniram nesta sexta-feira para orar pela saúde de João Paulo 2º, em sinal de agradecimento pelos esforços do papa para reconciliar os judeus e a Igreja Católica.

"Nós judeus sentimos uma ligação especial com o papa João Paulo 2º devido a tudo que ele fez por nós", disse o rabino americano Michael Schudrich, antes do início de uma celebração.

"Através de seus ensinamentos ele criou o espaço na vida da Polônia no qual os judeus poloneses podem tentar viver no país novamente", acrescentou.

Grande parte da comunidade judaica polonesa foi exterminada durante a ocupação da Alemanha nazista do país, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Hoje a população judaica da Polônia está estimada em 20 mil pessoas, em uma população de cerca de 38 milhões de habitantes.

Durante a celebração, em que havia cerca de 40 pessoas, Schudrich recitou salmos e a oração judaica dedicada aos doentes.

"Estamos aqui hoje para orar pela saúde e pelo bem-estar do papa João Paulo 2º porque ele é uma pessoa que dedicou sua vida para ensinar a todos nós que temos a obrigação fundamental de respeitar uns aos outros, pelo simples motivo de sermos filhos de Deus", disse Schudrich.

O rabino disse ainda que o papa mudou "a alma e o espírito da igreja de tal modo que não temos escolha a não ser continuar seu trabalho".

Com agências internacionais

Leia mais
  • "Sinal fúnebre", portas de bronze do Vaticano são fechadas
  • Veja os números da Igreja Católica
  • Entenda quem responde pelo Vaticano no caso da morte do papa
  • Conheça os 20 religiosos cotados na sucessão do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página