Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 19h44

Veja detalhes das visitas do papa à Polônia

Publicidade

da Folha Online

Veja detalhes das nove visitas feitas pelo papa João Paulo 2º à Polônia.

2 a 10 de junho de 1979 - Cerca de 12 milhões de poloneses desafiam o governo comunista e comparecem a visita que inspira o movimento sindical "Solidariedade". O papa diz à multidão na praça Vitória, em Varsóvia, que "não é possível entender a história do povo polonês sem Cristo".

16 a 23 de junho de 1983 - O papa se encontra com o general comunista Wojciech Jaruzelski e pede ao governo, em um discurso, que respeite as metas do povo. O governo não busca reprimir o comparecimento do povo às aparições públicas do papa.

8 a 14 de junho de 1987 - Dá forças aos poloneses durante a crise econômica no país e pede diálogo entre o governo e o povo.

1º a 9 de junho e 13 a 16 de agosto de 1991 - Em suas primeiras visitas desde o fim do regime comunista, critica os poloneses pelo que ele considera um "mau uso" da liberdade (materialismo crescente e perda dos valores cristãos).

22 de maio de 1995 - Em visita de apenas algumas horas, pede aos poloneses para perseverarem na moralidade cristã em meio às novas liberdades pós-comunismo no país.

31 de maio a 10 de junho de 1997 - Pede ao governo para banir o aborto. Sugere que deseja ver a Polônia integrar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a União Européia --o que acabou por acontecer.

5 a 17 de junho de 1999 - Expressa satisfação pelo progresso econômico da Polônia no período pós-comunista, mas visita áreas de mineração para alertar os poloneses que estão privilegiando os lucros antes dos empregos e da solidariedade com os pobres.

16 a 19 de agosto de 2002 - Reúne mais de dois milhões de pessoas em Cracóvia, para a maior missa ao ar livre já celebrada. Lembra as tradições católicas do país, das quais se distancia cada vez mais, em direção à Europa secular; alerta para o exercício da "liberdade sem verdade ou responsabilidade".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Países latino-americanos rezam pelo papa
  • Poloneses rezam e choram pelo papa
  • Muçulmanos em Roma oram pelo papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página