Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 05h16

Conclave pode ter "cardeal secreto"

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

A lista dos cardeais que elegerão o sucessor de João Paulo 2º reúne 117 nomes, mas o conclave poderá ter mais um prelado se o papa revelar o nome de um cardeal secreto antes de morrer.

Durante o consistório de 2003, João Paulo 2º escolheu um cardeal "in pectore"( no coração), cuja identidade nunca foi divulgada.

Segundo o direito canônico, "o que é promovido da dignidade cardinalícia e de quem o pontífice anunciou sua escolha, mesmo que mantendo seu nome 'in pectore', não está obrigado a exercer qualquer dos deveres ou goza dos direitos dos cardeais (...), mas uma vez revelado seu nome pelo pontífice romano, terá os mesmos deveres e os mesmos direitos" dos demais.

No passado, cardeais "in pectore" foram escolhidos para países comunistas e seus nomes mantidos em segredo para evitar perseguições.

O cardeal "in pectore" escolhido em 2003 pode ser um prelado chinês, já que as autoridades de Pequim reprimem o ramo da Igreja Católica chinesa que se mantém fiel ao Vaticano.

Outra versão, rejeitada pela maioria dos especialistas em Vaticano, aponta para o fiel secretário do papa, o arcebispo polonês Stanislaw Dziwisz.

Só podem participar do conclave cardeais com menos de 80 anos.

Leia mais
  • Países latino-americanos rezam pelo papa
  • Poloneses rezam e choram pelo papa
  • Muçulmanos em Roma oram pelo papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página