Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 10h08

Em aparição rara na TV, cardeal cubano fala sobre saúde do papa

Publicidade

da Folha Online

A TV estatal de Cuba permitiu que o cardeal cubano Jaime Ortega desse, no ar, a notícia sobre a piora no estado de saúde do papa João Paulo 2º. "Um excelente homem está morrendo" afirmou o representante da Igreja Católica, durante um comunicado que durou seis minutos.

A transmissão é considerada rara, afirma a agência de notícias Reuters, pois o religioso havia aparecido na televisão uma única vez antes disso. A primeira ocasião foi quando o sumo pontífice visitou a ilha, em janeiro de 1998.

Para muitos cubanos a notícia foi uma surpresa, já que a mídia local --que é censurada-- não havia mencionado o agravamento dos problemas de saúde do papa. Neste sábado, o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, afirmou que suas condições gerais mantêm-se inalteradas, mas são gravíssimas.

"Ele é um homem que carrega, há 26 anos, o peso da moral no mundo. Nos últimos anos, ele pode ser considerado a única referência dos princípios morais, em meio a tantas guerras e dificuldades", afirmou Ortega.

Segundo o cardeal cubano, a visita de cinco dias que João Paulo 2º fez à Cuba trouxe grande liberdade religiosa ao povo da ilha, "apesar de ela ser menor do que muitos esperam".

Depois da revolução cubana, em 1959, houve a expulsão de diversos padres e perseguição a católicos, e Cuba passou a ser considerada um país ateu.

Esse ateísmo perdeu força com a queda da União Soviética, quando Cuba ficou isolada. Em 1997, um mês antes da visita do papa, o país de Fidel Castro voltou a considerar oficialmente o Natal uma data comemorativa.

Em 1998, João Paulo 2º fez um discurso em Havana, pedindo que o povo se abrisse para o mundo, e dizendo que outros países deveriam chegar até Cuba.

"Quando se despediu no aeroporto, o presidente Fidel Castro agradeceu ao papa por suas palavras, inclusive aquelas com as quais ele não concordava", disse Ortega.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa começa a perder a consciência, mas não está em coma
  • "Sinal fúnebre", portas de bronze do Vaticano são fechadas
  • Veja os números da Igreja Católica
  • Entenda quem responde pelo Vaticano no caso da morte do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página