Mundo
02/04/2005 - 18h26

Latinos expressam pesar pela morte de papa

Publicidade
da Folha Online

Governos de vários países latino-americanos lamentaram a morte do papa João Paulo 2º neste sábado. O governo uruguaio, em uma mensagem assinada pelo presidente Tabaré Vásquez, expressou seus pêsames pela morte do sumo pontífice, informou a chancelaria em um comunicado para a imprensa.

No texto, que expressa "o mais profundo sentimento de dor de angústia" do povo uruguaio, qualifica João Paulo 2º como alguém que foi "durante mais de um quarto de século exemplo de generosidade, bondade, compromisso com a paz e o bem-estar dos povos."

O comunicado do governo também cita as duas "históricas visitas" do papa ao país, que aconteceram entre os anos de 1987 e 1988.

El Salvador

O governo salvadorenho lamentou a "sensível" morte do papa, que foi considerada a "perda irreparável" de uma pessoa que será lembrada como um defensor dos direitos humanos.

"El Salvador se une ao pesar de toda a comunidade católica mundial e manifesta sua consternação pela perda irreparável do sumo pontífice", afirmava o comunicado divulgado pela chancelaria do país.

O arcebispo de San Salvador, Fernándo Sáenz, após lamentar a "irreparável" morte do papa, pediu para que as pessoas "se resignem" e solicitou a todas as paróquias do país que toquem seus sinos "em memória" a João Paulo 2º.

Chile

Centenas de fiéis que estavam em vigília na catedral de Santiago [capital chilena] escutaram consternados o anúncio do papa João Paulo 2º.

Muitas pessoas caíram em prantos, com imagens do papa em suas mãos, frente a um altar onde milhares de católicos haviam passado nas últimas horas.

Os sacerdotes da catedral preparavam uma missa por João Paulo 2º. A morte do sumo pontífice coincide com os dias em que esteve no país no ano de 1987. Na ocasião, o papa visitou o Chile entre os dias 1º e 6 de abril.

O governo chileno ainda não se pronunciou oficialmente sobre a morte do papa.

Argentina

Guillermo Marcó, porta-voz do arcebispado de Buenos Aires [capital argentina] qualificou o papa como "um homem gigante, que mudou a história do papado", ao comentar a morte de João Paulo 2º neste sábado.

"Ele teve uma enorme função de liderança espiritual, dando três voltas ao mundo para levar o Evangelho a todos os lugares da terra".

"Essa passagem serena, que fez com que ele se encontrasse com Deus, reflete sua tarefa cumprida", disse Marcó.

O cardeal Jorge Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, é considerado um dos possíveis "papáveis" pela imprensa local e internacional. Ele viaja na próxima semana para o Vaticano para participar do conclave que elegerá o sucessor de João Paulo 2º.

Cuba

O governo de Cuba expressou neste sábado suas "condolências, respeito e solidariedade" pela morte de João Paulo 2º.

"Sempre vimos o papa e continuaremos vendo-o como um amigo, alguém que se preocupou com os pobres, que combateu o neoliberalismo e que lutou pela paz", afirmou o ministro das Relações Exteriores Felipe Pérez Roque, ao ler à imprensa um comunicado do presidente Fidel Castro.

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial em todo o país por sete dias pelo falecimento do papa João Paulo 2º.

Em nota divulgada no final da tarde deste sábado, Lula afirmou que o papa teve uma obra rica e durante o seu pontificado influiu no curso da história contemporânea,

"A morte do papa João Paulo 2º entristece profundamente o povo brasileiro, que tinha pelo Santo Padre grande afeto. Suas três visitas ao Brasil serão sempre recordadas com viva emoção. A canção 'João de Deus', entoada espontaneamente pelo povo brasileiro, expressou esta relação de carinho e respeito", diz a nota.

Venezuela

A Conferência Episcopal da Venezuela destacou a universalidade do papa João Paulo 2º para difundir a fé católica no mundo.

"João Paulo 2º foi um discípulo excepcional de Cristo, um homem de profunda fé, pastor universal que se dedicou ao bem da igreja e à humanidade", afirmou o monsenhor Baltazar Porras.

Ao ler o comunicado em nome do bispos e arcebispos do país, o monsenhor disse que os venezuelanos se unem no sentimento de dor no mundo com a morte do sumo pontífice.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa João Paulo 2º morre aos 84 anos em Roma
  • Cardeal chora ao recitar salmo fúnebre na praça São Pedro
  • Luto pelo papa deve durar nove dias

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca