Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 18h41

Israel e palestinos unem-se em luto pelo papa

Publicidade

da Reuters, em Jerusalém

Israelenses e palestinos se uniram no luto neste sábado pela morte do papa João Paulo 2º, que peregrinou pela região com um discurso de paz, num contraste com a violência e belicismo que dominaram nos últimos anos.

O ministro israelense das Relações Exteriores, Silvan Shalom, afirmou que a morte do papa foi "uma grande perda para toda a humanidade" e mencionou a contribuição histórica do pontífice para melhorar as relações entre a Igreja Católica e o povo judeu e o estado.

"Israel, o povo judeu e o mundo inteiro perdeu hoje um grande campeão da reconciliação e fraternidade", afirmou o ministro, por meio de um comunicado.

O presidente palestino Mahmoud Abbas descreveu João Paulo 2º como "um grande religioso que devotou sua vida a defender os valores da paz, liberdade, justiça e igualdade para todas as raças e religiões, bem como a luta de nosso povo pela independência."

O ministro palestino das Relações Exteriores, Nasser al-Kidwa, disse que o papa fez "uma visita extremamente importante para a Terra Santa, que contribuiu para uma atmosfera diferente, aumentando a esperança entre o nosso povo".

Aos 79 anos e afligido por doenças, o papa embarcou numa peregrinação de 7 dias para Israel, os territórios palestinos e a Jordânia em março de 2000.

Foi uma oportunidade para encontrar líderes israelenses e palestinos e pedir a inimigos de longa data para conseguir uma "justa paz" no Oriente Médio.

Líderes judeus elogiaram a repetição condenação pelo papa polonês do anti-semitismo, considerado um pecado contra Deus e o homem, bem como sua descrição dos judeus como "amados irmãos mais velhos".

Durante o papado de João Paulo, o Vaticano e Israel trocaram embaixadores pela primeira vez, marcando uma mudança histórica na atitude da Santa Sé em direção ao estado judeu.

Leia mais
  • Papa João Paulo 2º morre aos 84 anos em Roma
  • Cardeal chora ao recitar salmo fúnebre na praça São Pedro
  • Comunidade islâmica no Brasil elogia postura aberta do papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página