Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 21h52

Leia íntegra do comunicado oficial da morte do papa

Publicidade

da Folha Online

Leia a íntegra do comunicado oficial divulgado pelo Vaticano sobre a morte do papa João Paulo 2º:

"O Santo Padre morreu às 21h37 [16h37 de Brasília] deste sábado em seu aposento privado.

Às 20h [15h de Brasília] foi iniciada a celebração da Santa Missa da Divina Misericórdia nos aposentos do Santo Padre, presidida pelo arcebispo Stanislaw Dziwisz, com a participação do cardeal Marian Jaworski, do arcebispo Stanislaw Rylko e do monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki.

Durante a missa, o Santo Viático [comunhão dada aos que estão perto da morte] foi administrada para o Santo Padre e, mais uma vez, o sacramento da unção dos enfermos [antigamente chamada de extrema-unção, sacramento a pessoas em perigo de morte].

As horas finais do Santo Padre foram marcadas por orações ininterruptas de todos aqueles que estavam o ajudando em sua piedosa morte, e pela oração dos fiéis que permaneceram na praça São Pedro por várias horas.

Estavam presentes no momento da morte de João Paulo 2º: seus dois secretários pessoais, o arcebispo Stanislaw Dziwisz e o monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki, o arcebispo Stanislaw Rylko, o padre Tadeusz Styczen, as três freiras do Sagrado Coração de Jesus, que cuidaram do papa em seus aposentos, guiadas pela madre superiora Tobiana Sobódka, e o médico pessoal do papa, Renato Buzzonetti, e dois médicos em guarda, Alessandro Barelli e Ciro D'Allo, além de duas enfermeiras.

Imediatamente após [a morte] o cardeal secretário de Estado Angelo Sodano chegou, assim como o camerlengo da Santa Igreja Católica, cardeal Eduardo Marínez, e o arcebispo Paolo Sardi, vice-camerlengo da Santa Igreja Católica.

Depois, o cardeal Joseph Ratzinger, dignitário do Colégio dos Cardeais, e o cardeal Jozef Tomko também chegaram.

Amanhã, Domingo do Divino Perdão, às 10h30 [5h30 do domingo de Brasília] uma missa para o repouso da alma do Santo Padre será celebrada na praça São Pedro, presidida pelo cardeal Angelo Sodano.

Ao meio-dia, será realizada a prece mariana da Páscoa, Regina Coeli.

O corpo do sumo pontífice deve ser levado à basílica do Vaticano não antes da tarde da próxima segunda-feira (4).

A primeira congregação geral dos cardeais será realizada às 10h [5h de Brasília, na próxima segunda-feira, dia 4], na sala Bolonha do Palácio Apostólico."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja a repercussão da morte do papa entre líderes mundiais
  • Leia comentários de líderes e grupos religiosos sobre a morte do papa
  • Veja frases do papa João Paulo 2º sobre diversos temas

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página