Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 05h25

Mais de 2 milhões de fiéis são esperados para funeral de papa

Publicidade

da Folha Online

Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas em Roma para participar do funeral do papa João Paulo 2º, segundo estimativas de ministros do governo.

O governo italiano se reuniu neste domingo para tomar uma série de medidas para a organização do funeral do papa e da celebração do conclave que elegerá o seu sucessor.

O funeral do papa não deve ocorrer antes da próxima quinta-feira (7), segundo o jornal italiano "La Repubblica". A imprensa italiana chegou a noticiar anteriormente que o funeral deveria ocorrer na quarta-feira (6).

É que o corpo do papa deve ser exposto para veneração dos fiéis por ao menos três dias. Como o corpo do papa não será transferido para a praça São Pedro antes da próxima segunda-feira (4) à tarde, o primeiro dia útil para o funeral seria a quinta-feira.

Pela tradição, o funeral do papa deve durar nove dias consecutivos. De acordo com a regra, o corpo do papa será enterrado entre o quarto e o sexto dia após a sua morte --segundo disposições definidas pelo próprio papa na Constituição Apostólica de 1996.

Uma vez que o prelado encarregado como camerlengo constata a morte do papa e anuncia o ocorrido ao povo romano, os cardeais devem fixar o dia, hora e modalidade de traslado do corpo do papa até a basílica do Vaticano para ser exposto às "homenagens dos fiéis".

O camerlengo (camareiro do papa) tem a responsabilidade sobre o trono vago durante o período de escolha do novo papa. Também cabe a ele convocar a primeira reunião de cardeais antes do conclave.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja a repercussão da morte do papa entre líderes mundiais
  • Funeral do papa não deve ocorrer antes de quinta-feira, diz jornal

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página