Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 05h46

Missa em homenagem a João Paulo 2º começa na praça São Pedro

Publicidade

da Folha Online

A primeira missa em homenagem ao papa João Paulo 2º começou às 10h30 (5h30 no horário de Brasília) deste domingo no Vaticano. Milhares de pessoas estão reunidas na praça São Pedro para acompanhar a homenagem.

A celebração, que está sendo feita pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, na escadaria da Basílica de São Pedro, está prevista para terminar às 12h (7h em Brasília). A missa inicia oficialmente os nove dias de luto em Roma.

A missa começou com uma parada solene do Sacro Colégio de Cardeais, nos degraus da basílica. Cada cardeal beijou o altar antes de sentar em sua cadeira.

A tradicional prece de domingo, que João Paulo 2º realizou durante os 26 anos de pontificado, continuará, segundo o Vaticano.

Funeral

Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas em Roma para participar do funeral do papa João Paulo 2º, segundo estimativas de ministros do governo.

O funeral do papa não deve ocorrer antes da próxima quinta-feira (7), segundo o jornal italiano "La Repubblica". A imprensa italiana chegou a noticiar anteriormente que o funeral deveria ocorrer na quarta-feira (6).

É que o corpo do papa deve ser exposto para veneração dos fiéis por ao menos três dias. Como o corpo do papa não será transferido para a praça São Pedro antes da próxima segunda-feira (4) à tarde, o primeiro dia útil para o funeral seria a quinta-feira.

Pela tradição, o funeral do papa deve durar nove dias consecutivos. De acordo com a regra, o corpo do papa será enterrado entre o quarto e o sexto dia após a sua morte --segundo disposições definidas pelo próprio papa na Constituição Apostólica de 1996.

Uma vez que o prelado encarregado como camerlengo constata a morte do papa e anuncia o ocorrido ao povo romano, os cardeais devem fixar o dia, hora e modalidade de traslado do corpo do papa até a basílica do Vaticano para ser exposto às "homenagens dos fiéis".

O camerlengo (camareiro do papa) tem a responsabilidade sobre o trono vago durante o período de escolha do novo papa. Também cabe a ele convocar a primeira reunião de cardeais antes do Conclave.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja a repercussão da morte do papa entre líderes mundiais
  • Funeral do papa não deve ocorrer antes de quinta-feira, diz jornal

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página