Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 12h03

Governantes de todo o mundo devem ir ao funeral do papa

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Roma

Personalidades de todo o mundo devem comparecer ao funeral do papa João Paulo 2º. A data oficial do enterro ainda não foi divulgada, mas a imprensa italiana diz que ele deve acontecer entre quarta e quinta-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que irá à solenidade.

Lula viajará para a Itália no avião presidencial. Segundo sua assessoria de imprensa, foram convidados a acompanhar a comitiva o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, d. Geraldo Majella Agnello; e o papável brasileiro d. Cláudio Hummes.

O Reino Unido disse neste domingo que um membro da família real estará presente no funeral, mas não especificou o nome da pessoa.

Até agora as presenças confirmadas são Juan Ignacio Siles (chanceler boliviano), Francisco Santos (vice-presidente colombiano), José Manuel Durão Barroso (presidente da Comissão Européia) e José Luís Rodriguez Zapatero (primeiro-ministro espanhol).

Também devem comparecer à solenidade o rei Alberto 2º (Bélgica), Jorge Sampaio (presidente português), Diogo Freitas do Amaral (ministro das Relações Exteriores português) e Alwi Shihab (ministro da Previdência Social indonésio).

Velório

Diversas autoridades governamentais e religiosas estiveram no velório realizado neste domingo no Palácio Apostólico, no Vaticano. Entre eles, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi.

Também estiveram na Sala Clementina o arcebispo polonês Stanislaw Dziwisz, secretário particular do papa, Camillo Ruini, vigário-geral da diocese de Roma, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, os cardeais norte-americanos Edmund Szoka e Roger Mahony, e cardeal espanhol Eduardo Martínez Somalo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja a repercussão da morte do papa entre líderes mundiais
  • Funeral do papa não deve ocorrer antes de quinta-feira, diz jornal

    Especial
  • Leia mais no especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria com manchetes de jornal sobre morte do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página