Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 17h50

Lula leva Severino Cavalcanti e Renan Calheiros para funeral do papa

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O Brasil será representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelas principais autoridades do Congresso Nacional no funeral do papa João Paulo 2º.

Além de Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, devem ir para Roma o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e os presidentes da Câmara, Severino Cavalcanti, e do Senado, Renan Calheiros.

Ainda não está certo, porém, o dia em que a comitiva brasileira chegará a Roma. O Itamaraty e o Palácio do Planalto devem confirmar apenas nesta segunda-feira os detalhes sobre a viagem.

De acordo com o Palácio do Planalto, também foi convidado para participar da comitiva brasileira o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Nelson Jobim.

Severino Cavalcanti, que é um católico entusiasta, já havia manifestado sua intenção de comparecer ao funeral de João Paulo 2º. Renan Calheiros também deve acompanhar o presidente, conforme informou sua assessoria.

O presidente confirmou sua presença no funeral de João Paulo 2º na noite de sábado, quando lamentou a sua morte e afirmou ter uma dívida de gratidão pessoal com o papa, que fez questão de receber o presidente, em 1980, quando Lula ainda era um sindicalista.

"Gostaria que o novo papa fosse brasileiro. Ficaria feliz se um dos cardeais brasileiros fosse escolhido. Tenho muitos amigos entre os cardeais", afirmou.

Entre os 20 religiosos mais cotados para a sucessão, está o brasileiro d. Cláudio Hummes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Fiéis correm para conseguir edição especial do jornal do Vaticano
  • Esporte presta homenagens ao papa João Paulo 2º em todo o mundo
  • Amigos de escola contam suas recordações sobre João Paulo 2º

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página