Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 04h00

Cardeais devem decidir hoje a data do funeral do papa

Publicidade

da Folha Online

Os cardeais devem se reunir nesta segunda-feira em congregação geral para decidir a data do funeral do papa João Paulo 2º e para organizar o Conclave que elegerá o próximo sumo pontífice. Este será o primeiro encontro de cardeais após a morte do papa.

A reunião está marcada para as 10h30 (5h30 no horário de Brasília), na sala Bologna do palácio pontifical. Os cardeais devem primeiro jurar que guardarão segredo sobre as deliberações do Conclave, tal como prevê a constituição apostólica promulgada em 1996 por João Paulo 2º sobre as regras de organizações de funeral e eleição do sucessor.

Os cardeais devem jurar que vão guardar absoluto segredo sobre tudo o que estiver relacionado direta ou indiretamente às votações e escrutínios para a eleição do sumo pontífice.

A data do funeral deve ser entre o quarto e o sexto dia após o falecimento de João Paulo 2º, provavelmente na quinta ou na sexta-feira.

Outra decisão que deve ser tomada pelos cardeais é a hora da exposição pública do corpo do papa na Basílica de São Pedro, segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls.

Na reunião também será dito se João Paulo 2º deixou em testamento o local onde gostaria de ser enterrado.

Segundo rumores durante o período em que o papa esteve doente, o sumo pontífice polonês expressou o desejo de ser enterrado em seu país natal.

Dois milhões de fiéis e cerca de 200 personalidades de todo o mundo, entre chefes de Estado, monarcas e ministros, são esperados em Roma para os funerais de João Paulo 2º.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Líderes políticos e religiosos participam de velório de João Paulo 2º
  • Funeral do papa não deve ocorrer antes de quinta-feira, diz jornal

    Especial
  • Leia mais no especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria com manchetes de jornal sobre morte do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página