Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 05h42

Multidão se aglomera para ver o papa no Vaticano

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado especial da Folha Online a Roma

Milhares de pessoas aguardam nos arredores da basílica de São Pedro para dar o último adeus ao papa João Paulo 2º. O velório público só deve começar por volta das 17h (12h de Brasília).

Desde a tarde ontem, fiéis não param de chegar à cidade para acompanhar o funeral do papa. Centenas de peregrinos passaram a noite na praça de São Pedro. Vários trouxeram lanches, colchonetes e cobertores para aguentar o frio durante a madrugada na capital italiana.

O Vaticano espera cerca de dois milhões de pessoas para o funeral. A cerimônia será a celebração da Igreja Católica que reunirá mais fiéis desde o Jubileu do ano 2000, quando 700 mil jovens participaram da abertura.

O plano para a chegada dos peregrinos será similar ao que foi preparado na ocasião da Jornada Mundial da Juventude, durante o Jubileu, organizado para comemorar os 2.000 anos do nascimento de Jesus.

Os estádios Olímpico e Flaminio, assim como a área da Universidade Tor Vergata estão sendo ocupadas por voluntários da Cruz Vermelha, que irão transformar os locais em grandes dormitórios públicos cobertos.

Na universidade, também será montado um centro de informações aos peregrinos. Haverá um serviço de transporte especial dos locais onde os fiéis estarão acomodados para a praça São Pedro.

Foram colocadas mais de 6.000 camas no local onde acontece a feira municipal de Roma. Instalações esportivas da capital também foram adaptadas para funcionar como alojamento.

Vários banheiros químicos e duchas portáteis estão sendo instalados nas proximidades da praça São Pedro, local em que centenas de carros de polícia vigiam os acessos ao Vaticano.

Transportes

O sistema ferroviário vai contar 30 trens adicionais para transporte das pessoas, que será realizado durante 24 horas por dia. A administração da cidade de Roma também vai colocar mais ônibus coletivos nas ruas. Além disso, linhas de ônibus especiais vão interligar os dormitórios públicos à praça São Pedro.

Os aeroportos de Fiumicino e Ciampino também se preparam para um grande número de passageiros que deverão chegar ao local.

A polícia está montando postos especiais nas estações ferroviárias, aeroportos, e ao longo de todas as estradas que levam à Roma.

Haverá também 15 postos médicos em Roma. Cerca de 600 médicos e enfermeiros foram mobilizados, e 200 ambulâncias ficarão à disposição para socorrer os peregrinos. Até o hospital militar Celio vai fazer parte do esquema de socorro emergencial aos fiéis.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Esporte presta homenagens ao papa João Paulo 2º em todo o mundo
  • Amigos de escola contam suas recordações sobre João Paulo 2º


    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página