Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 06h34

Papa será velado na basílica de São Pedro nesta tarde

Publicidade

da Folha Online

O corpo do papa João Paulo 2º será levado na tarde desta segunda-feira para a Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis darão o último adeus ao sumo pontífice.

Os restos mortais do papa, que encontram-se expostos desde o domingo na sala Clementina do Palácio Apostólico, serão levados a ombros pela praça São Pedro até a basílica, onde serão instalados frente ao altar, segundo a imprensa italiana.

No entanto, no primeiro momento, o público só poderá assistir ao cortejo fúnebre pela praça. A entrada do público ao templo deverá ser autorizada no final da tarde.

Os detalhes do funeral, com milhares de peregrinos esperados em Roma, devem ser confirmados após o término da primeira reunião de cardeais depois da morte do papa, que acontece nesta manhã no Vaticano.

Dois milhões de peregrinos e cerca de 200 personalidades do mundo inteiro, entre chefes de Estado, monarcas e ministros, são esperados em Roma para a despedida de João Paulo 2º.

Entre os que já confirmaram presença, estão os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, do México, Vicente Fox, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero também estará presente.

O governo italiano organizou um grande esquema de segurança, que inclui 6.500 agentes da polícia e fechou o espaço aéreo do Estado no dia do funeral.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Papa será velado na basílica São Pedro nesta tarde
  • Líderes políticos e religiosos participam de velório de João Paulo 2º

    Especial
  • Leia mais no especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria com manchetes de jornal sobre morte do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página