Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 17h39

Papa será enterrado no maior edifício da cristandade

Publicidade

da Folha Online

A basílica de São Pedro, onde a tradição católica manda que os papas sejam enterrados, é o maior edifício religioso da cristandade e está construído onde, segundo a tradição, se encontra a tumba de São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica.

Hoje a basílica tem 15.160 metros quadrados e pouco mais de 130 metros de altura, do chão ao topo da cúpula. A basílica ainda abriga a "Pietá", de Michelangelo, a escultura da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus, esculpida em um bloco único de mármore branco em 1499.

Tony Gentile/Reuters
A basílica de São Pedro
Nos primeiros anos da Igreja Católica, a basílica foi local de veneração das relíquias guardadas no templo como, por exemplo, o corpo de Pedro, de Santa Petronila (supostamente sua filha), de alguns dos discípulos de São Pedro, um fragmento da cruz em que Cristo foi pregado e o sudário de Santa Verônica.

De acordo com a tradição, enquanto Jesus seguia a caminho do calvário, uma mulher, Verônica, atravessou um grupo de soldados com um véu e enxugou o suor e o sangue do rosto de Cristo, que ficou estampado no tecido.

Relíquias

Em 1289, o papa Nicolau 4º enumerou as relíquias, citando primeiro o sudário e em segundo lugar o corpo de Pedro, uma vez, que, segundo o papa, o sudário de Santa Verônica representava a única imagem autêntica do rosto de Jesus.

Entre os séculos 12 e 13, a fachada e o interior foram decoradas com afrescos e mosaicos. No século 14, Giotto e outros artistas de sua escola realizaram o mosaico da nave lateral e o políptico [várias telas retratando um só tema] do altar-mor.

Em 1450, o papa Nicolau 5º decidiu demolir o prédio antigo para construir um novo, mais nobre. As obras, no entanto, começaram apenas em 1506 por iniciativa do papa Júlio 2º, com doações recolhidas por toda a Europa.

Arquitetos

Entre os arquitetos que contribuíram na construção estiveram Donato Bramante [que projetou uma catedral em formato de cruz grega, com quatro braços e mesmas dimensões], Rafaello Sanzio, Antonio de Sangallo e Michelangelo Buonarotti [que acrescentou uma cúpula ao edifício em meados do século 16].

O arquiteto Giacomo della Porta finalizou a cúpula e, no início do século 17, Carlo Maderno construiu a fachada e alargou a nave da basílica para que a planta do edifício ficasse mais parecida com uma cruz latina (mais adequada aos tempos da Contra-Reforma, que corriam então).

Carlo Maderno completou a obra, transformando, por desejo do papa Paulo 5º, a planta da basílica definitivamente em uma cruz latina, acrescentando ainda três arcadas e o pórtico de entrada. O edifício foi concluído em 1612 e consagrada pelo papa Urbano 8º, em 1626.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre traslado do corpo do papa
  • Dom Cláudio "avança" em casa de apostas e é o 4º favorito

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página