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04/04/2005
-
17h39
da Folha Online
A basílica de São Pedro, onde a tradição católica manda que os papas sejam enterrados, é o maior edifício religioso da cristandade e está construído onde, segundo a tradição, se encontra a tumba de São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica.
Hoje a basílica tem 15.160 metros quadrados e pouco mais de 130 metros de altura, do chão ao topo da cúpula. A basílica ainda abriga a "Pietá", de Michelangelo, a escultura da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus, esculpida em um bloco único de mármore branco em 1499.
Nos primeiros anos da Igreja Católica, a basílica foi local de veneração das relíquias guardadas no templo como, por exemplo, o corpo de Pedro, de Santa Petronila (supostamente sua filha), de alguns dos discípulos de São Pedro, um fragmento da cruz em que Cristo foi pregado e o sudário de Santa Verônica.
De acordo com a tradição, enquanto Jesus seguia a caminho do calvário, uma mulher, Verônica, atravessou um grupo de soldados com um véu e enxugou o suor e o sangue do rosto de Cristo, que ficou estampado no tecido.
Relíquias
Em 1289, o papa Nicolau 4º enumerou as relíquias, citando primeiro o sudário e em segundo lugar o corpo de Pedro, uma vez, que, segundo o papa, o sudário de Santa Verônica representava a única imagem autêntica do rosto de Jesus.
Entre os séculos 12 e 13, a fachada e o interior foram decoradas com afrescos e mosaicos. No século 14, Giotto e outros artistas de sua escola realizaram o mosaico da nave lateral e o políptico [várias telas retratando um só tema] do altar-mor.
Em 1450, o papa Nicolau 5º decidiu demolir o prédio antigo para construir um novo, mais nobre. As obras, no entanto, começaram apenas em 1506 por iniciativa do papa Júlio 2º, com doações recolhidas por toda a Europa.
Arquitetos
Entre os arquitetos que contribuíram na construção estiveram Donato Bramante [que projetou uma catedral em formato de cruz grega, com quatro braços e mesmas dimensões], Rafaello Sanzio, Antonio de Sangallo e Michelangelo Buonarotti [que acrescentou uma cúpula ao edifício em meados do século 16].
O arquiteto Giacomo della Porta finalizou a cúpula e, no início do século 17, Carlo Maderno construiu a fachada e alargou a nave da basílica para que a planta do edifício ficasse mais parecida com uma cruz latina (mais adequada aos tempos da Contra-Reforma, que corriam então).
Carlo Maderno completou a obra, transformando, por desejo do papa Paulo 5º, a planta da basílica definitivamente em uma cruz latina, acrescentando ainda três arcadas e o pórtico de entrada. O edifício foi concluído em 1612 e consagrada pelo papa Urbano 8º, em 1626.
Com agências internacionais
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Papa será enterrado no maior edifício da cristandade
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A basílica de São Pedro, onde a tradição católica manda que os papas sejam enterrados, é o maior edifício religioso da cristandade e está construído onde, segundo a tradição, se encontra a tumba de São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica.
Hoje a basílica tem 15.160 metros quadrados e pouco mais de 130 metros de altura, do chão ao topo da cúpula. A basílica ainda abriga a "Pietá", de Michelangelo, a escultura da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus, esculpida em um bloco único de mármore branco em 1499.
Tony Gentile/Reuters |
A basílica de São Pedro |
De acordo com a tradição, enquanto Jesus seguia a caminho do calvário, uma mulher, Verônica, atravessou um grupo de soldados com um véu e enxugou o suor e o sangue do rosto de Cristo, que ficou estampado no tecido.
Relíquias
Em 1289, o papa Nicolau 4º enumerou as relíquias, citando primeiro o sudário e em segundo lugar o corpo de Pedro, uma vez, que, segundo o papa, o sudário de Santa Verônica representava a única imagem autêntica do rosto de Jesus.
Entre os séculos 12 e 13, a fachada e o interior foram decoradas com afrescos e mosaicos. No século 14, Giotto e outros artistas de sua escola realizaram o mosaico da nave lateral e o políptico [várias telas retratando um só tema] do altar-mor.
Em 1450, o papa Nicolau 5º decidiu demolir o prédio antigo para construir um novo, mais nobre. As obras, no entanto, começaram apenas em 1506 por iniciativa do papa Júlio 2º, com doações recolhidas por toda a Europa.
Arquitetos
Entre os arquitetos que contribuíram na construção estiveram Donato Bramante [que projetou uma catedral em formato de cruz grega, com quatro braços e mesmas dimensões], Rafaello Sanzio, Antonio de Sangallo e Michelangelo Buonarotti [que acrescentou uma cúpula ao edifício em meados do século 16].
O arquiteto Giacomo della Porta finalizou a cúpula e, no início do século 17, Carlo Maderno construiu a fachada e alargou a nave da basílica para que a planta do edifício ficasse mais parecida com uma cruz latina (mais adequada aos tempos da Contra-Reforma, que corriam então).
Carlo Maderno completou a obra, transformando, por desejo do papa Paulo 5º, a planta da basílica definitivamente em uma cruz latina, acrescentando ainda três arcadas e o pórtico de entrada. O edifício foi concluído em 1612 e consagrada pelo papa Urbano 8º, em 1626.
Com agências internacionais
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