Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 13h21

200 mil acompanham traslado de corpo do papa pela praça São Pedro

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado especial da Folha Online a Roma

O traslado do corpo do papa João Paulo 2º para a basílica de São Pedro, onde ficará exposto para visitação pública nos próximos três dias, foi acompanhado por cerca de 200 mil pessoas e transmitido pelas televisões de todo o planeta.

Carregado por 12 homens vestidos de fraque e acompanhado por seis membros da Guarda Suíça, o corpo do papa foi aplaudido pela multidão emocionada na praça. A Folha Online foi o único veículo de comunicação do Brasil a acompanhar a chegada do corpo dentro da basílica e a assistir os ritos fúnebres iniciais do pontífice, que morreu no último sábado, vítima de septicemia e colapso cardiocirculatorio.

Reprodução de TV/AP
Corpo do papa João Paulo 2º é levado para a basílica de São Pedro, no Vaticano


Antes do início da procissão, o cardeal Eduardo Martinez Somalo fez orações e benzeu o corpo com água benta. Padres cantaram a Liturgia dos Santos antes de seguir com o corpo em procissão pelas salas com afrescos renascentistas.

A Folha Online acompanhou pessoalmente esta cerimônia fechada, que foi transmitida em telões gigantes para a praça São Pedro, e retransmitido pelas televisões.

Antes de entrar na basílica, o corpo passou próximo do local em que presidiu milhares de missas e audiências, incluindo sua primeira como papa no dia 22 de outubro de 1978, seis dias após sua eleição.

O corpo chegou à basílica exatamente às 17h30 (12h30 em Brasília). A entrada do sumo pontífice, escoltado pela guarda do Vaticano, foi precedida pela chegada de centenas de padres, bispos, cardeais e outros religiosos.

A primeira "comissão" era formada por três religiosos --um deles carregando um turíbulo, onde despejava a fumaça do incenso na catedral. Toda a entrada dos religiosos aconteceu sob absoluto silêncio e reverência.

Eles preenchiam as filas de cadeiras, uma a uma, em ordem a partir da porta, até diante do altar do confessionário.

As primeiras oito fileiras foram ocupadas pelos cardeais, mas vários espaços ainda estavam em branco.

No momento exato em que o corpo do papa entrou na basílica, o coral formado apenas por tenores e barítonos começou a entoar o canto "Supplicatio ad Deum", acompanho pelo órgão da basílica.

Lentamente o corpo de João Paulo foi carregado até diante do altar, onde foi depositado sobre a barra (mesa) na qual ficará exposto até quinta feira à noite.

Exatamente às 18h05 (14h05 em Brasília), as portas da catedral foram abertas, mas o acesso dos peregrinação só deverá ser liberado nos próximos minutos. O Vaticano acredita que até 2 milhões de pessoas visitarão a Basílica nos próximos três dias.

Velório restrito

Antes do traslado, o corpo foi exposto apenas a autoridades e membros do alto clero da igreja na Sala Clementina.

O Colégio de Cardeais, que reúne a cúpula do Vaticano, decidiu hoje que João Paulo 2º será enterrado na manhã da próxima sexta-feira (8) na basílica de São Pedro, em Roma.

Antes do enterro, acontecerá uma missa às 10h (5h de Brasília), que será celebrada pelo cardeal Joseph Ratzinger, chefe da Congregação pela Doutrina da Fé e dignitário do Colégio de Cardeais e um dos mais próximos colaboradores de João Paulo 2º.

Depois, o corpo será enterrado na cripta dentro da basílica de São Pedro, onde estão outros papas. O corpo deve ser colocado na tumba onde o papa João 23 ficou antes de ser trazido ao principal andar da basílica.

A cerimônia contará com a presença de cerca de 200 personalidades do mundo inteiro, entre chefes de Estado, monarcas e ministros. Dois milhões de peregrinos são esperados em Roma para a despedida de João Paulo 2º.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, a basílica deve fechar entre 2h e 5h para limpeza. No resto tempo, ficará aberta para a visitação de fiéis.

O governo italiano organizou um grande esquema de segurança, que inclui 6.500 agentes da polícia e fechou o espaço aéreo do Estado no dia do funeral.

Para entrar na praça São Pedro, os fiéis devem passar obrigatoriamente por detectores de metais. Cerca de 7.000 homens fazem o policiamento do local.

Leia mais
  • Fiéis se aglomeram para dar adeus a João Paulo 2º
  • Próximo papa será conservador, diz arcebispo de Sydney

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página