Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 16h18

Favorito no conclave, d. Cláudio adora pescar e já tocou violino, diz irmã

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

Dom Cláudio Hummes, 70, apontado como um dos favoritos na sucessão do papa João Paulo 2º, gosta de pescar, fazer caminhadas e adorava tocar violino na infância. Quem conta é a irmã mais velha dele, advogada e servidora aposentada Irene Maria Hummes, 66, que mora na cidade gaúcha de Montenegro (58 km de Porto Alegre), que disputa o título de terra natal do cardeal com o município de Brochier.

"Já estou perdendo a voz de tanto dar entrevista. O telefone não pára. Mas é um orgulho ter a oportunidade de falar do meu irmão, que batalha pelos pobres e excluídos, uma característica que se espera de um papa", disse Irene à Folha Online.

Cesar Rodrigues/FI
Hummes toca violino, diz irmã
Hummes adora violino, diz irmã
Dom Cláudio nasceu no dia 8 de agosto de 1934, na residência de sua família, na localidade de Batinga, que na época pertencia à Montenegro. Hoje, essa cidade faz parte do município de Brochier, que reclama ser lembrada como terra natal do cardeal.

"Já me pediram para esclarecer nas entrevistas que ele nasceu em Batinga, embora os documentos citem Montenegro como local de nascimento", afirmou Irene, que evita tomar partido nessa disputa.

Com poucos meses de vida, o cardeal mudou com a família para Salvador do Sul, localidade próxima que também fazia parte do município de Montenegro, mas depois se emancipou.

"Ele viveu em Salvador do Sul até os nove anos, quando se desvinculou da família e foi para o seminário em Taquari [RS]."

Quando tornou-se em 1996 arcebispo de Fortaleza (CE), Hummes reclamava do calor, conta Irene. A capital cearense tem clima seco e temperatura máxima acima de 30º. De Fortaleza, ele foi transferido em 1998 para assumir a arquidiocese de São Paulo.

Ela disse que dom Cláudio evita comentar com a família sobre suas chances na sucessão papal. "Ele é muito reservado. Diz apenas que é Deus quem sabe."

A última vez que ela viu o irmão foi em janeiro passado, quando foram a um sítio para uma pescaria. A família Hummes era formada por 14 irmãos, sendo que hoje nove estão vivos (seis mulheres e três homens). Entre os homens, dom Cláudio é o mais velho.

O novo papa deve ser escolhido ainda neste mês no conclave (reunião mundial dos cardeais). "A vida de um papa é de grande responsabilidade e preocupações", afirmou Irene, que pretende ir ao Vaticano caso seu irmão seja o escolhido.

Para o prefeito de Montenegro, Percival de Oliveira (PMDB), um papa gaúcho poderia trazer vantagens para a cidade. "Acho que não poderia acontecer nada melhor do que isso, porque daria projeção internacional para Montenegro, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil."

Nas bolsas de apostas na Europa, como a irlandesa Tradesports e a britânica Paddy Power, que negociam contratos sobre o novo sucessor de João Paulo 2º, dom Cláudio aparece entre os cinco com maiores chances de ser o novo papa.

Leia mais
  • Venda de pôster do papa dispara e esgota estoque de livrarias em SP
  • Novo papa deve ser italiano, diz bispo da terra do padre Cícero
  • Próximo papa será conservador, diz arcebispo de Sydney

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página