Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 20h20

Veja comentários na imprensa internacional sobre d. Cláudio Hummes

Publicidade

da Folha Online

Veja abaixo alguns dos comentários feitos na imprensa internacional sobre o cardeal arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, citado como candidato à sucessão de João Paulo 2º.

África do Sul

"Os homens que podem ser papa" ("South African Star")

O jornal sul-africano apresenta um breve perfil dos nomes mais citados na mídia internacional como possíveis candidatos à liderança da Igreja Católica.

"Cláudio Hummes: Arcebispo de São Paulo desde 1998, Hummes esteve na Itália e obteve seu doutorado em filosofia em 1962. Seu lado mais duro apareceu quando abriu sua igreja para sindicalistas que lutavam contra o regime militar (1964-1985). Foi nomeado cardeal em 2001."

Argentina

"Proposta audaciosa da igreja brasileira" ("Clarín")

O jornal argentino "Clarín" informou que o cardeal brasileiro Cláudio Hummes defende uma reforma na Igreja Católica.

"O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, que figura na lista dos 'papáveis', declarou que é preciso fazer uma renovação urgente na Igreja Católica. Ele disse que é preciso 'se adaptar ao mundo moderno' e advertiu que 'a igreja não pode dar respostas antigas a perguntas novas'."

"O sucessor pode vir da América Latina" ("La Nación")

A reportagem do diário argentino "La Nación" afirma que, devido à América Latina ter o maior número de católicos do mundo, o próximo papa teria chance de vir da região.

"Embora a sucessão papal se caracterize por ser imprevisível e a lista de candidatos à sucessão de João Paulo 2º extensa e arbitrária, nela se destacam pela primeira vez vários cardeais da América Latina, uma região que aglomera 44% dos católicos do mundo."

Costa Rica

"Cardeais analisam o futuro da Igreja Católica" ("La Nación")

A reportagem do jornal costarriquenho "La Nación" destaca uma reunião entre os cardeais, que analisam o futuro da Igreja Católica.

"'Não vai importar de onde ele [o próximo papa] venha, de qual continente', disse o cardeal arcebispo de São Paulo, Cláudio Hummes, freqüentemente citado como um candidato. 'O que vai importar é que os cardeais estarão diante de Deus, sob juramento, e eles terão que escolher aquele que julgarem ser o homem para este momento da história da igreja e do mundo'."

Espanha

"Cardeal Carles descarta que papa tenha recomendado o seu sucessor" ("El Mundo")

A reportagem do jornal espanhol "El Mundo" desta segunda-feira afirma que o papa João Paulo 2º não indicou um possível sucessor.

"A espera que o conclave tome sua decisão, os rumores não param. O cardeal valenciano Ricard María Carles, um dos espanhóis que participará da eleições, assegura que 'está descartado' que João Pablo 2º tenha sugerido o nome de seu sucessor."

Estados Unidos

"Perspectiva de papa do Terceiro Mundo anima alguns" ("The New York Times")

A reportagem questiona por que todo papa tem que ser europeu se a maior concentração de católicos se encontra nos países em desenvolvimento. Segundo o jornal, a possibilidade de que o próximo papa possa ser um latino-americano tem animado os católicos da América Latina.

"Campeão dos trabalhadores e dos pobres" ("The Washington Post")

A reportagem traça um perfil de d. Cláudio e diz que ele provavelmente irá manter a linha tida como conservadora, seguida por João Paulo 2º, devido à sua proximidade com a doutrina católica.

"Em 1978, helicópteros do Exército sobrevoaram um estádio de São Paulo onde o bispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, celebrava uma missa. O sobrevôo foi visto como uma tentativa dos militares que então governavam o Brasil de intimidar Hummes, uma proeminente voz da democracia."

"Dez novos cardeais latinos" ("La Opinión")

Em 22 de janeiro de 2001, o jornal norte-americano "La Opinión" publicou o anúncio de dez novos cardeais, entre eles, o brasileiro Cláudio Hummes.

"O papa João Paulo 2º anunciou o nome de 37 novos cardeais, dez deles latino-americanos, ampliando consideravelmente o número de candidatos ao próximo pontificado.

Entre os novos designados estão o arcebispo de Santiago (Chile), Francisco Javier Errazúriz; Jorge Bergoglio, de Buenos Aires (Argentina), Jorge Bergoglio; Pedro Rubiano, de Santa Fé (Colômbia); Cláudio Hummes, de São Paulo (Brasil) e Juan Luis Cipriani Thorne, de Lima (Peru)."

"Candidato a papa tem paixão pelos pobres" ("National Catholic Reporter")

A reportagem, escrita pelo vaticanista americano John Allen, traça um perfil de d. Cláudio em que o caracteriza como um conciliador cauteloso e como isso contrasta com seu passado, quando apoiava sindicalistas durante o regime militar brasileiro.

"Ele vem do Terceiro Mundo, onde reside o futuro do catolicismo. Ele é um pastor, mais que uma figura da cúria, o que significa que os demais cardeais confiam nele para saber como andam as coisas no mundo real. Ele é de centro quanto à doutrina, aberto ao debate e tem sido extremamente forte em questões de justiça social."

"Começa o jogo de palpites sobre o próximo papa" ("Indianapolis Star")

Segundo o jornal americano, o fato de apenas três dos 117 cardeais com direito a voto na escolha do novo papa não terem sido escolhidos por João paulo 2º torna muito provável que o próximo dirigente da Igreja Católica vá seguir sua linha mais conservadora.

"Nascido no Brasil de pais alemães, mantém-se bastante próximo das doutrinas do Vaticano que proíbem o controle artificial da natalidade; ele repreendeu padres que acusaram a posição da igreja contra o uso de preservativos de contribuir para a epidemia de Aids no Brasil."

"Cardeais discretos sugerem idéia para novo papa" ("San Diego Union Tribune")

A reportagem destaca depoimentos de alguns cardeais sobre qual deverá ser o perfil do novo papa, a ser eleito pelo colégio de cardeais em Roma.

"O cardeal Cláudio Hummes, do Brasil, disse que o novo papa deve ser alguém que possa mostrar que ele e a igreja estão a serviço das pessoas mais pobres e excluídas, mas que também precisa encarar outros desafios do século 21."

Índia

"A fumaça branca subirá para um papa negro ou pardo?" ("The Times of India")

A reportagem do jornal indiano destaca o favoritismo do candidato nigeriano ao cargo de sumo pontífice, cardeal Francis Arinze, 72, mas lembra o desafio que a América latina representará na escolha do novo papa, devido ao fato de ser um bastião do catolicismo.

"Hummes foi enfático, no entanto, ao dizer que a biotecnologia e a bioética serão 'os grandes desafios em um mundo com tanto progresso tecnológico'. Ele disse que 'novas respostas' são desesperadamente necessárias. O arcebispo disse que a igreja 'precisa estudar' posições baseadas na Bíblia para fazer oposição ao aborto e ao uso de contraceptivos para evitar o vírus HIV --posições que eram sustentadas por João Paulo 2º."

Reino Unido

"A região cuja hora pode ter chegado" ("Financial Times")

A reportagem do diário britânico "Financial Times" comenta que, devido à América Latina ter o maior número de católicos do mundo, o próximo papa teria chance de vir da região.

"D. Hummes, arcebispo de São Paulo, mais conservador, é um defensor dos sindicatos e dos pobres. Na missa de Páscoa ele fez um ataque ao nepotismo dos políticos brasileiros, falou sobre a condição dos desempregados e ofereceu um almoço para moradores de rua que dormem do lado de fora da catedral de São Paulo."

"Os candidatos mais prováveis ao papado" ("Daily Record")

O jornal diz que os cardeais reunidos em Roma irão procurar um candidato que consiga lidar com a perda de fiéis no Ocidente e que tenha legitimidade nas regiões em que possui maior número de seguidores, a saber, a América latina.

"Cláudio Hummes, 70. Arcebispo de São Paulo. Visto anteriormente como um liberal, por apoiar greves, hoje é visto como conservador."

Leia mais
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre traslado do corpo do papa
  • Dom Cláudio "avança" em casa de apostas e é o 4º favorito

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página