Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2005 - 08h55

Principais rabinos de Israel devem faltar ao funeral do papa

Publicidade

da Folha Online

Nenhum dos principais rabinos de Israel poderá comparecer ao funeral do papa João Paulo 2º devido aos preparativos que acontecem no país para a celebração do festival do Pessach, a Páscoa judaica.

Os rabinos-chefe Ashkenazi Yona Metzger e Sefardi Shlomo Amar disseram, por meio de um porta-voz, que devem enviar o diretor-geral de seu gabinete conjunto, Oded Viener, para a cerimônia fúnebre do papa, nesta sexta-feira (8).

As comunidades judaicas no mundo todo lamentaram a morte de João Paulo 2º no sábado, por ter sido ele o pontífice que mais trabalhou para a reparação das diferenças entre cristãos e judeus após o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O papa também estabeleceu relações diplomáticas entre o Vaticano e Israel.

O presidente de Israel, Moshe Katsav, irá liderar a delegação israelense a Roma, da qual fará parte também o ministro israelense das Relações Exteriores, Silvan Shalom. O rabino-chefe da cidade de Haifa (norte de Israel), Shear Yashuv Hacohen, também deve comparecer.

O Pessach, no dia 23 deste mês, marca a libertação dos judeus do jugo egípcio. As celebrações duram uma semana e requerem o acompanhamento dos rabinos-chefe do país.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa será velado na Basílica de São Pedro nesta tarde
  • Dom Cláudio "avança" em casa de apostas e é o 4º favorito

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página