Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2005 - 18h17

Pela 1ª vez, anúncio do novo papa será feito também com sinos

Publicidade

da Folha Online

Pela primeira vez, o anúncio da escolha do novo papa será feito ao mundo também ao som dos sinos da basílica de São Pedro. Até o último conclave, que escolheu o papa João Paulo 2º, em 1978, o anúncio foi feito apenas pela tradicional fumaça branca que deixava a capela Sistina, local onde acontece a votação.

O objetivo é evitar confusões na mídia e entre os fiéis, que nos últimos conclaves tentavam decifrar se a fumaça que saia da capela Sistina era branca ou preta.

Pela tradição, quando os cardeais chegam a uma conclusão sobre o novo da papa, queimam as cédulas de votação, emitindo uma fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina. Caso a votação seja frustrada, adicionam uma substância ao fogo que leva ao ar uma fumaça preta.

Dessa vez, além das fumaça branca terá o dobre dos sinos, afirmou hoje o mestre de cerimônias das celebrações litúrgicas do Vaticano, Piero Marini.

Segundo Marini, "desta vez planejamos realizar o dobre de sinos para tornar clara a eleição do novo papa", lembrando as confusões quanto à cor da fumaça nas últimas eleições papais. "Desse modo, até os jornalistas irão saber."

Ele disse também que o Vaticano procura uma maneira de melhorar o processo de queima das cédulas, para tornar a cor da fumaça mais identificável.

A expectativa é que o conclave, a reunião dos cardeais convocada com o objetivo específico de escolher o novo papa, comece no próximo dia 17 de abril. A convocação pode ser adiada em até cinco dias --ou seja, pode ficar para o dia 22.

Desde 1996, ficou definido que o papa é escolhido com 2/3 dos votos mais um, até a 30ª votação. Depois disso, passa a valer a regra da maioria dos votos mais um.

Também pela primeira vez no enterro de um papa, o rosto será coberto com um véu branco de seda, minutos antes do início da cerimônia final, quando o corpo do sumo pontífice [protegido por três ataúdes] será enterrado no mesmo lugar onde ficou o corpo do papa João 23. Segundo o Vaticano, será uma sepultura sóbria e simples.

Uma bolsa com moedas de prata e bronze do pontificado de João Paulo 2º também será colocada dentro de seu caixão. O Vaticano também disse que o corpo do papa não foi embalsamado. João Paulo 2º, que morreu de septicemia [infecção generalizada] e colapso cardiocirculatorio no último sábado (2), será enterrado nesta sexta-feira (8).

A missa antes do enterro de João Paulo 2º será conduzida pelo cardeal alemão Joseph Ratzinger, e deve durar cerca de três horas.



Com agências internacionais

Leia mais
  • 600 mil já compareceram ao velório de João Paulo 2º
  • Taxistas "usam" morte do papa para ganhar dinheiro na Itália

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página