Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 14h55

Genebra se nega a hastear bandeira a meio pau pelo papa

Publicidade

da Folha Online

A cidade de Genebra, berço da religião calvinista, não irá hastear suas bandeiras a meio-pau em homenagem ao papa João Paulo 2º, disse nesta quarta-feira o chefe do conselho da cidade, Martine Brunschwig Graf.

Segundo Graf, a cidade --onde o religioso francês do século 16 João Calvino introduziu sua interpretação austera do protestantismo-- não irá fazer exceção à regra local que diz que as bandeiras só podem ser hasteadas a meio pau em homenagem à morte de cidadãos suíços.

"Não há nenhum precedente deste tipo em Genebra", disse Graf, referindo-se aos apelos para que Genebra acompanhe o resto da Suíça nas demonstrações de respeito por João Paulo 2º.

Na cidade de Lausanne (Suíça), onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, as bandeiras também continuarão hasteadas normalmente.

Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534 e foi uma das figuras mais importantes do movimento reformista. Sob sua influência, a cidade de Genebra renunciou a autoridade papal, aboliu a missa e fechou mosteiros em 1536.

Com agências internacionais

Especial
  • Enquete: como o novo papa deve ser chamado?
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página