Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 17h25

Principado de Mônaco tem um banco para cada 600 habitantes

Publicidade

da Folha Online

Mônaco é um minúsculo país, um encrave na costa mediterrânea da França, com pouco menos de 2 quilômetros quadrados. O local é conhecido pelo número de instituições financeiras: há um banco para cada 600 monegascos.

Além das finanças, a economia monegasca é movimentada em grande parte pelo setor imobiliário: as 200 empresas de construção civil são a força motriz da economia. O setor hoteleiro é dinâmico: 2.500 quartos e, ao ano, 225 mil visitantes.

Mas o maior atrativo de Mônaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado: lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda, bens, nem às taxas de habitação.

Os impostos sobre empresas existem, mas os proprietários podem facilmente limitá-los, criando Sociedades Anônimas Monegascas (SAM) ou Sociedades Civis Particulares (SCP).

Apesar da imagem do país ligada ao glamour dos cassinos, eles representam apenas 3% da receita de Mônaco.

História

Mônaco se tornou independente da França em 1792, mas no ano seguinte, o governo francês retomou o controle do principado. Em 1815, no Congresso de Viena, Mônaco recupera sua independência.

A família Grimaldi, no controle do país de 1297 até 1792 --afastada do poder durante a luta pela independência-- voltou a administrar o principado em 1861.

Em 1918, o governo monegasco faz um tratado com a França, que estipula que, se caso a família Grimaldi não continuasse a sua linhagem, o principado seria absorvido pela França.

É por isso que os Grimaldi têm mantido --usando todas as armas-- a continuação da família, que teve a linhagem masculina interrompida pelo menos vez no século, no final do século 19, quando o príncipe Louis 2º governava o país.

Para resolver a questão, Louis 2º reconheceu uma filha ilegítima, Louise-Juliette, nascida em 1898, que seria, anos depois, a mãe do príncipe Rainier 3º, que veio a substituir o avô no governo de Mônaco.

A história de Louise-Juliette é ocultada da maioria dos livros de história de Mônaco, que não citam, por exemplo, que sua mãe era a lavadeira do príncipe Louis.

Com a morte de Rainier 3º, o príncipe Albert, seu filho, assume o poder. Ele já havia subido ao trono em 31 de março, como príncipe-regente, com o agravamento da saúde de seu pai.

Veja Mônaco em números:

Nome: Principado de Mônaco

Capital: Monaco-Ville

Divisão: quatro distritos

População: 32.270 (estimativas de julho de 2004)

Área: 1,95 km²

Idiomas: francês (oficial), monegasco, inglês e italiano

Moeda: euro

Forma de governo: monarquia constitucional

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 870 milhões

Renda "per capita" anual: US$ 27 mil (estimativa de 1999)

Internautas: 16 mil (estatística de 2002)

Analfabetismo: 1%

Fonte: CIA - The World Factbook

Especial
  • Príncipe casou-se com atriz e tornou Mônaco paraíso fiscal
  • Enterro de príncipe Rainier 3º será no dia 15 de abril

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Rainier 3º
  • Veja galeria de imagens do príncipe Rainier 3º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página