Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 09h37

Prefeitura recolhe 30 toneladas de lixo do Vaticano em uma noite

Publicidade

RICARDO FELTRIN
do enviado da Folha Online a Roma

A Prefeitura de Roma recolheu 30 toneladas de lixo na região do Vaticano na madrugada desta quinta-feira, acumuladas durante a passagem de mais de 2 milhões de peregrinos pela praça São Pedro.

Há milhares de garrafinhas de água no chão, que foram distribuídas pelos voluntários do Departamento de Proteção Civil às pessoas que estão na fila para ver o corpo do papa João Paulo 2º, morto no último dia 2.

Os trabalhos de limpeza se intensificam sempre por volta da meia-noite. Ao longo do dia, no entanto, o lixo vai se acumulando. Aparentemente, os peregrinos não ligam para isso.

Por todos os lados, aparecem sacos de biscoitos, restos de lanches e frutas, latinhas de refrigerantes, além de jornais já lidos e até cobertores esquecidos.

Quanto mais longe da praça São Pedro, que permanece limpa a maior parte do tempo (o lixo é recolhido a todo minuto), maior a sujeira feita pelos peregrinos e não recolhida pela prefeitura.

O cheiro de urina nas vielas próximas à Cidade do Vaticano também é muito forte. A prefeitura colocou banheiros químicos nas imediações da praça São Pedro e na via della Conziliazone, distante mais de dois quilômetros de onde a fila acabava nesta quinta-feira, do outro lado do rio Tibre.

Leia mais
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma
  • Lixo e cheiro de urina marcam fila para a basílica

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página